A Academia Brasileira de Cinema anunciou, na última quinta-feira (13), os títulos inscritos para disputar uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2026. Ao todo, 16 produções nacionais foram registradas.
Uma comissão de seleção, composta por 15 membros titulares, será formada para analisar os concorrentes e definir o representante brasileiro. No dia 8 de setembro, o grupo divulgará uma lista reduzida com seis finalistas. O anúncio oficial do escolhido será feito em 15 de setembro, quando o filme passará a disputar uma vaga entre os indicados da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos.
O anúncio deste ano vem carregado de expectativas após o feito histórico de 2025, quando o Brasil conquistou o primeiro Oscar de Melhor Filme Internacional com ‘Ainda Estou Aqui‘, estrelado por Fernanda Torres e dirigido por Walter Salles (Central do Brasil). Além da estatueta, a produção venceu prêmios como Globo de Ouro, Festival de Veneza e Goya, abrindo um novo capítulo para o cinema nacional no cenário internacional.
Entre os inscritos está ‘O Agente Secreto’, de Kleber Mendonça Filho, vencedor do Festival de Cannes, em Paris (2025), e ‘O Último Azul’, de Gabriel Mascaro, vencedor do Urso de Prata (2025), um trunfo que reforça as chances brasileiras no circuito de premiações.
Confira a lista completa dos filmes inscritos
- A Melhor Mãe do Mundo — Anna Muylaert
- A Praia do Fim do Mundo — Petrus Cariry
- Baby — Marcelo Caetano
- Homem com H — Esmir Filho
- Kasa Branca — Luciano Vidigal
- Malu — Pedro Freire
- Manas — Marianna Brennand
- Milton Bituca Nascimento — Flavia Moraes
- O Agente Secreto — Kleber Mendonça Filho
- O Filho de Mil Homens — Daniel Rezende
- O Último Azul — Gabriel Mascaro
- Oeste Outra Vez — Erico Rassi
- Os Enforcados — Fernando Coimbra
- Retrato de Um Certo Oriente — Marcelo Gomes
- Um Lobo Entre os Cisnes — Marcos Schechtman e Helena Varvaki
- Vitória — Andrucha Waddington
A lista final de indicados ao Oscar 2026 será divulgada pela Academia de Hollywood no início do próximo ano, e a cerimônia está marcada para o mês de março, em Los Angeles.
Por: Laís Queiroz | Revisão: Thaisi Carvalho
LEIA TAMBÉM: