O Grupo Kalunga anunciou o lançamento da Xsports, um novo canal de TV aberta com programação inteiramente voltada ao esporte. A estreia está marcada para o dia 16 de agosto, com transmissão pelo canal 32, antiga frequência da MTV Brasil, e parte da grade também disponível no YouTube.
Com um investimento robusto em conteúdo e talentos, a Xsports reunirá nomes como Milton Leite, Mauro Beting, Álvaro José, Zé Neto e Raí Monteiro, além de parcerias com criadores digitais. A programação será composta por transmissões ao vivo e conteúdos gravados, com prioridade para os eventos em tempo real, que devem ocupar entre 40% e 50% da grade.
Em um dos seus principais movimentos estratégicos, a emissora fechou um acordo de sublicenciamento com a ESPN, do Grupo Disney, garantindo os direitos de exibição de importantes campeonatos internacionais, como a Premier League (Inglaterra), LaLiga (Espanha), Série A (Itália), Liga Portugal, EFL Championship, Copa do Rei da Espanha e Copa da Alemanha. Os primeiros torneios transmitidos serão os campeonatos inglês e espanhol.
Além do futebol, a programação abrangerá outras modalidades como automobilismo, vôlei, basquete, atletismo e e-sports. O grupo busca comercializar seis cotas de patrocínio para cada modalidade, com foco em atrair tanto marcas que já investem no esporte quanto aquelas que desejam ampliar sua presença no segmento.
“Queremos somar. Nossa missão principal é contribuir para a radiodifusão elevando o esporte, elevando o atleta”, afirma José Roberto Garcia, CEO da Kalunga. Ele ressalta ainda o diferencial da Xsports frente às concorrentes: “Na TV aberta, não tem oferta de esporte 24 horas por dia. Nosso diferencial é proporcionar à população que não tem acesso ao esporte em TV fechada ou no streaming. Vamos dar essa oportunidade de deixar o esporte mais democrático dentro da TV aberta”.
A emissora já busca novas parcerias para ampliar o leque de licenciamento e colaborações. A proposta, segundo Garcia, é atuar de forma complementar a outras emissoras, inclusive de TV paga, negociando acordos que respeitem os limites de transmissão de cada plataforma.
O interesse da Xsports se estende também aos torneios nacionais. “Os campeonatos locais já estão comprometidos com alguma emissora, mas, assim que tiver espaço, vamos lutar por esses torneios”, garantiu o executivo.
O histórico do Grupo Kalunga na televisão inclui a Loading, canal lançado em 2020 com foco em cultura pop, mas descontinuado poucos meses depois devido a dificuldades comerciais agravadas pela pandemia da Covid-19. A frequência chegou a ser negociada com o Grupo Jovem Pan, que pretendia criar um canal de notícias, mas o projeto não avançou.
Desde esta terça-feira (6), a frequência já exibe uma campanha de anúncio da chegada da nova emissora. A divulgação se concentra em mídias digitais e mídia out-of-home (OOH) nas capitais São Paulo e Rio de Janeiro. Até então, a faixa era ocupada por 22 horas diárias de programação da Igreja Mundial do Poder de Deus.
Por João Vitor Mendes | Revisão: Daniela Gentil
VEJA TAMBÉM: Grupo Kalunga planeja canal esportivo na TV Aberta