O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu, neste domingo (10), que as pessoas em situação de rua deixassem Washington “imediatamente”, garantindo que o governo lhes proporcionaria abrigo “longe” da capital.
Trump planeja, em coletiva de imprensa prevista para segunda-feira (11), apresentar seu plano para que a cidade seja “mais segura e mais bonita”.
“As pessoas sem-teto devem ir embora, IMEDIATAMENTE. Vamos oferecer acomodação, mas LONGE da capital”, escreveu em sua plataforma Truth Social.
Segundo o relatório anual do Departamento de Habitação, em 2024 Washington tinha mais de 5.600 pessoas em situação de rua, ocupando o 15º lugar entre as principais cidades dos Estados Unidos nesse aspecto.
Trump também dirigiu-se aos “criminosos”, dizendo que “eles não precisam ir embora, porque serão colocados na cadeia”.
O presidente Donald Trump determinou o envio de 120 agentes do FBI para reforçar a segurança em Washington. A medida foi anunciada nesta semana e faz parte de um plano de endurecimento das ações de segurança na capital norte-americana.
Segundo o governo, a operação busca conter crimes e aumentar a presença policial em áreas consideradas críticas. A decisão ocorre em meio a debates sobre políticas de segurança pública e direitos civis no país.
Por Kátia Gomes | Revisão: Laís Queiroz
Leia também: Trump e Putin podem se reunir em Roma já na próxima semana