O Secretário do Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, mencionou o Brasil como um dos países que precisam ser “consertados” para garantir uma dinâmica comercial mais favorável ao país governado por Donald Trump.
Além do Brasil, o secretário citou Suíça e Índia como países que precisam “entrar no jogo” de Trump para terem acesso ao mercado dos EUA. A declaração foi dada em entrevista ao canal NewsNation, divulgada no sábado (27), em que ele comentou os desafios da política comercial do governo norte-americano.
“Temos um monte de países para resolver, como a Suíça, o Brasil. Eles têm um problema. A Índia também. Estes são países que precisam reagir corretamente à América, abrir os seus mercados, parar de tomar ações que prejudicam a América”, ele continua sua declaração: “É por isso que estamos em desacordo com eles. E eles precisam entender que, se querem vender para o consumidor dos EUA, têm que cooperar com o presidente dos Estados Unidos”, comentou Lutnick.
“Esses países precisam entender que se você quer vender aos consumidores dos Estados Unidos, você tem que entrar no jogo do presidente dos Estados Unidos“, finalizou o auxiliar de Trump.
Possível encontro entre Lula e Trump
A fala ocorreu dias após uma breve interação entre o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o presidente dos EUA, Donald Trump, durante a Assembleia Geral da ONU. Trump declarou ter sentido uma “química” e disse que gostou do líder brasileiro, abrindo caminho para negociações futuras. O republicano ainda informou que ambos concordaram em se reunir esta semana.
Por Arthur Moreira | Revisão: Pietra Gomes
LEIA TAMBÉM: EUA sancionam esposa de Alexandre de Moraes pela Lei Magnitsky