Golpistas estão usando a voz e a imagem do empresário Alexandre Costa, dono da Cacau Show, para simular uma promoção especial chamada “Páscoa do Bem”. Eles oferecem descontos de até 80% na compra de chocolates de vários tipos para quem acertar, em cinco minutos, um simples desafio do jogo da memória com 16 imagens.
Para dar mais credibilidade ao golpe, os bandidos explicam que o dinheiro arrecadado será convertido para instituições de caridade e que só vale um pedido por CPF.
Centenas de pessoas foram às redes sociais reclamar que acreditaram na conversa, pagaram e ficaram sem receber nada. Porém, até o momento, ninguém deu queixa na polícia. A Cacau Show confirma que se trata de golpe
É a segunda vez que a marca é usada por golpistas. No ano passado fizeram a mesma coisa com falsas promoções de panetones.
Caixa branca
A oferta mais tentadora – e a mais pedida – é uma caixa branca com dois quilos de ovinhos de chocolate com todas as novidades deste ano. O preço é R$ 34,90. A alegação pelo valor abaixo do mercado é que os doces ficaram fora dos padrões de qualidade.
A partir do momento que o valor é pago, com opção de pix ou cartões de crédito, o consumidor recebe no e-mail uma notificação da “Minha Loja”, agradecendo pela compra e informando que o pedido está sendo separado e serão encaminhadas notificações quando ele for enviado.
Algumas horas depois chega outro e-mail, desta vez simulando ser da transportadora Loggi Express, com código de rastreio e aviso de que o prazo de entrega é de sete dias. No mesmo documento vem link para acompanhar o pedido.
Aviso a cada etapa
Cada etapa do processo de entrega é informada, para dar mais credibilidade. Porém, no última delas, os golpistas levantam suspeitas ao mostrar no rastreio que o pedido foi retido pela Receita Federal e há uma taxa para liberá-lo.
Veja a justificativa do golpista:
“ Prezado Cliente,
Muitas compras no Brasil estão sendo tributadas e nossa loja está cobrindo 50% das taxas.
No entanto, ainda não conseguimos arcar com o valor total para todos os clientes.
Já pagamos metade das taxas, restando apenas uma pequena quantia para liberar seu produto. Para recebê-lo, ainda hoje, basta efetuar pagamento da taxa de R$ 34,90.
“Agradecemos a sua compreensão!”

Cristina Christiano é jornalista com extensa carreira profissional, tendo atuado em diversos veículos impressos e audiovisuais nas áreas de polícia, justiça, saúde, educação, comportamento, urbanismo, direitos humanos, economia, entre outras. Fez diversas reportagens especiais, além de séries de repercussão e recebeu já vários prêmios por seu trabalho.