Neste último domingo (9), aconteceu a aplicação do primeiro dia das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em todo território do país, com exceção Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, devido a COP 30. Os participantes resolveram ao todo 90 questões de linguagens e ciências humanas, além da redação, com o tema “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”.
Ao todo, dados preliminares mostram que, dos mais de 4,8 milhões inscritos na prova, foi marcada a presença de 3,5 milhões de estudantes neste primeiro dia de prova, o equivalente a 73% dos inscritos.
O ministro da Educação, Camilo Santana, informou em entrevista coletiva na sede do Inep, em Brasília (DF), que “Todos os malotes foram entregues em seus respectivos locais de aplicação. O exame foi aplicado em todo o país, em 1.805 municípios, em 11.791 locais de prova, utilizando 164.906 salas de prova. São mais de 300 mil pessoas envolvidas na aplicação do Enem”.
O Enem continua no próximo domingo, 16 de novembro, com as provas de ciências da natureza e matemática. Participantes de cidades afetadas por desastres naturais poderão solicitar a reaplicação do exame, que ocorrerá nos dias 16 e 17 de dezembro. O pedido deve ser feito na Página do Participante entre 17 e 21 de novembro, até às 12h (horário de Brasília), e é válido para quem teve a participação impedida por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas, conforme o edital.
Por: Yasmin Barreto | Revisão: Daniela Gentil
VEJA TAMBÉM: Novo Plano Nacional de Educação prevê investimento de R$ 280 bilhões até 2035



