Dudu é o novo reforço do Atlético-MG. Dias após oficializar a rescisão com o Cruzeiro, o atacante foi anunciado pelo clube alvinegro como o mais novo nome para o setor ofensivo. O contrato com o Galo será válido até o fim de 2027. A negociação contou com aval da comissão técnica, incluindo o técnico Cuca, com quem o jogador já trabalhou no Palmeiras e mantém boa relação.
A chegada de Dudu ao Atlético-MG não foi inesperada. Nos bastidores, o clube vinha monitorando a situação do atleta, que entrou em rota de colisão com a diretoria e comissão técnica cruzeirense. O episódio decisivo foi a sua exclusão do jogo contra o Vasco, após se manifestar publicamente contra a decisão do técnico Leonardo Jardim de deixá-lo no banco. Desde então, a permanência ficou insustentável.
O estopim, no entanto, foi apenas a culminação de um abril turbulento para o atacante. Após perder a vaga de titular no jogo contra o São Paulo, a postura de Dudu nos treinos e partidas em que foi acionado não agradou à comissão técnica, que decidiu pelo seu afastamento com respaldo da diretoria.
Em meio ao impasse, o staff do jogador e o Cruzeiro negociaram a rescisão do contrato, que inicialmente se estenderia até 2027. Mesmo após o retorno aos treinos, ele não foi relacionado para a partida contra o Vila Nova, sinal claro do rompimento definitivo. A rescisão foi formalizada na última sexta-feira.
Apesar de aceitar uma redução salarial, Dudu fez questão de manter a duração contratual em três anos com o Atlético, em moldes semelhantes aos firmados com o Cruzeiro. A diretoria atleticana consultou jogadores do elenco antes de finalizar a contratação e recebeu retorno positivo. Internamente, sua chegada foi bem-vista.
Dudu, no entanto, só poderá atuar oficialmente pelo novo clube a partir do dia 2 de junho, com a reabertura da janela de transferências. Assim, está fora do clássico contra o Cruzeiro, marcado para 18 de maio, no Brasileirão. A estreia pelo Galo deve ocorrer no dia 12 de junho, contra o Internacional, em Belo Horizonte, antes da pausa para a Copa do Mundo de Clubes, que vai de 14 de junho a 13 de julho.
O Atlético-MG aposta que a experiência e o talento de Dudu, mesmo em meio à recente polêmica, possam agregar dentro e fora de campo. Para o atacante, trata-se de uma nova chance de reencontro com o bom futebol, agora em tons alvinegros.
Por Alemax Melo | Revisão: Daniela Gentil