O WhatsApp começará a exibir anúncios publicitários na aba “atualizações”, uma das mais acessadas do app, onde são publicados os status dos contatos, em uma funcionalidade semelhante aos stories do Instagram.
A exibição seguirá o modelo já aplicado no Instagram, com os anúncios sendo mostrados entre os status das pessoas. Assim, o usuário verá propagandas intercaladas com as fotos e vídeos publicados pelos contatos.
A mudança foi anunciada pela Meta, empresa responsável pelo aplicativo, e representa uma nova estratégia para ampliar a monetização da plataforma de mensagens mais popular entre os brasileiros. Segundo a empresa, o objetivo é ajudar o usuário a “encontrar canais e produtos nos quais está interessado”.
Em comunicado, a companhia liderada por Mark Zuckerberg reafirma que vem estudando formas de gerar receita com o aplicativo “sem interferir nas conversas pessoais”. Para isso, a aba de atualizações foi considerada “o lugar certo” para inserir publicidade.
De acordo com a Meta, a aba de atualizações é acessada diariamente por cerca de 1,5 bilhão de pessoas no mundo todo. A empresa acredita que o novo espaço poderá “ajudar administradores de canais, organizações e empresas a crescer”, ao permitir que os usuários descubram novos serviços e iniciem conversas com marcas diretamente pelo aplicativo.
A empresa também enfatiza que as conversas pessoais não serão impactadas pelas mudanças. “Nada muda nos chats pessoais, que permanecem criptografados de ponta a ponta e não são usados para anúncios”, destacou a Meta.
“Assinaturas, promoções e anúncios aparecerão apenas na aba ‘atualizações’, longe dos seus chats pessoais. Isso significa que, se você usa o WhatsApp apenas para conversar com amigos e entes queridos, sua experiência não mudará em nada”, concluiu o comunicado.
Por: João Vitor Mendes | Revisão: Thaisi Carvalho
LEIA TAMBÉM: WhatsApp lança recurso para reforçar segurança das conversas no aplicativo