Acontece neste sábado (24) o Dia D de vacinação contra sarampo e febre amarela, em São Paulo (SP). A mobilização, realizada em parceria do Ministério da Saúde junto a Prefeitura de São Paulo, tem como objetivo ampliar a proteção da população, após a confirmação de dois casos de sarampo no ano passado. Desse modo, a população deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima, das 8h às 17h, para realizar a imunização.
A campanha teve início no dia 12 de janeiro, com ordem de prioridade em locais de grande circulação de pessoas, como terminais rodoviários, estações de metrô, shoppings e aeroportos. Na segunda fase, o foco foi direcionado aos profissionais que trabalham com turismo.
Recomendações
O Ministério da Saúde recomenda que as pessoas que vivem na capital paulista e tomaram dose fracionada da vacina contra a febre amarela em 2028, devem procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para completar o esquema vacinal e, então, atualizar a caderneta de vacinação.
A vacina contra o sarampo é indicada para pessoas de 12 meses a 59 anos, enquanto a vacina contra a febre amarela é recomendada para indivíduos de 9 meses a 59 anos.
Por Yasmin Barreto | Revisão: Daniela Gentil
VEJA TAMBÉM: Janeiro Branco: um convite coletivo para cuidar da saúde mental



