A chinesa Mixue, com mais de 45 mil unidades em 12 países, anunciou um investimento de R$ 3,2 bilhões no Brasil até 2030. O anúncio foi feito pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que estima a geração de 25 mil empregos diretos.
Os sovertes da marca são vendidos a cerca de 1 yuan (equivalente a 15 centavos de dólar) e as bebidas variam entre 2 e 8 yuans (de 30 centavos a US$ 1,20).
Fundada em 1997, a Mixue superou gigantes como McDonald’s e Starbucks em número de lojas, e se destacou internacionalmente com preços baixos, bebidas chamativas como o “chá de bolhas”, marketing envolvente e o carismático mascote boneco de neve.
Segundo o fundador da empresa, Zhang Hongchao, a proposta é clara: “Deixe as pessoas ao redor do mundo comerem bem e beberem bem por apenas dois dólares americanos”, afirmou ele à mídia estatal chinesa em março deste ano.
Quando a Mixue chega ao Brasil?
Apesar do anúncio, a Apex não divulgou a data prevista para a abertura das lojas no Brasil. Mas o presidente da agência, Jorge Viana, destacou que a chegada da Mixue terá impacto direto no setor de frutas do país: “A partir desse acordo, vão começar a importar polpa de fruta do Brasil inteiro”.
De acordo com a Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), o Brasil exportou mais de 1 milhão de toneladas de frutas em 2024, com uma receita de US$ 1,287 bilhão, o que representa alta de quase 4% em valor em relação a 2023.
Nos primeiros nove meses de 2024, o lucro líquido da Mixue cresceu 42%, alcançando 3,49 bilhões de yuans (US$ 479 milhões). Já a receita da empresa subiu 21% em relação ao mesmo período de 2023.
Por Indra Miranda | Revisão: Thaisi Carvalho
LEIA TAMBÉM: Consumo de café no Brasil despenca 16% em abril: o impacto da alta de preços