Para continuar sendo a terceira rede social mais acessada do Brasil, com 98,6 milhões de usuários ao total, o TikTok continua adicionando novas funcionalidades para manter seu público alvo interessado em entretenimento, mas também em produtos. Diante disso, no Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions 2025, a empresa apresentou uma novidade que revoluciona o mercado publicitário.
Chamada de TikTok Symphony, a ferramenta de IA generativa que facilita a criação de conteúdo por marcas e anunciantes. Agora, eles podem escrever roteiros e até produzir vídeos com ajuda da inteligência artificial. É possível tansformar imagens estáticas em vídeos curtos, basta adicionar uma imagem com um breve texto para gerar um clipe de cinco segundos, ou simplesmente escrever uma ideia para que seja gerada instantaneamente.
Já o Showcase Products descata produtos dos anunciantes diretamente nas contas dos usuários. As marcas dão vida aos personagens virtuais que interagem e apresentam o produto por meio imagens enviadas anteriormente pelas empresas de marketing, criando assim uma apresentação mais dinâmica e atrativa.
Para simplificar a criação de conteúdo, a ferramenta tem integração com o Adobe Epress e WPP Open. Quando os vídeos são gerados, automaticamente aparece um rótulo informado que foi criado por IA, além disso, todo o material passa por diversas rodadas de revisão de segurança.
@tiktoknewsroom Introducing TikTok Symphony: our new Creative AI suite that blends human imagination with AI-powered efficiency to help marketers scale content development, creativity, and productivity on TikTok.
♬ original sound – TikTok Newsroom
“Com o TikTok Symphony, estamos capacitando uma comunidade global de profissionais de marketing, marcas e criadores a contar histórias que repercutem, escalam e geram impacto no TikTok. Ao combinar tecnologia de ponta com a criatividade humana, estamos construindo um novo padrão criativo, mais acessível, ágil e inspirador do que nunca.”, afirma Andy Yang, Diretor Global de Produtos Criativos e de Marca.
Seja criativo!
Além do TikTok Shymphony, a aba “Criar” dentro do próprio app traz funcionalidades semelhantes ao CapCut. Aliás, uma curiosidade é que as duas plataformas pertencem à empresa ByteDance. Essa parte do TikTok está se destacando porque proporciona recursos como:
- Modelos de vídeos prontos;
- Ferramenta de corte e edição;
- Inserção automática de legendas;
- Geração de selfies usando inteligência artificial (a pessoa escolhe um vídeo ou imagem, e a IA insere o rosto dela na cena);
- Criação de vídeos personalizados baseados em prompts de texto.
De fato, o aplicativo está estimulando produções de conteúdos sem precisar de editores externos. Ademais, o custo com produção de campanhas e audiovisual diminui drasticamente, sendo uma oportunidade muito boa para se destacar nas tendências do mercado online.
Por Pietra Gomes | Revisão: Daniela Gentil
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