Um novo Data Center no Brasil será construído pela RT-One, empresa norte-americana focada em inteligência artificial (IA), segurança cibernética e computação em nuvem. A estrutura de 245 mil m² será instalada em Uberlândia, cidade de Minas Gerais. O anúncio foi feito pelo CEO, Fernando Palamone, durante um evento da prefeitura do local.
Com obras que vão começar ainda em 2025, o investimento inicial é de R$ 6 bilhões. O edifício segue o modelo de construção modular, permitindo entregas rápidas de áreas operacionais e facilitando a expansão ao longo do tempo. Até o momento, a capacidade energética é de 100 MW, mas o objetivo é chegar até 400 MW.
Além das tecnologias avançadas trazidas para o Brasil, a RT-One segue alguns princípios básicos para a estrutura operar da melhor forma, como sustentabilidade, carbono zero, responsabilidade ambiental, matriz energética limpa e renovável. Diante disso, a equipe está em busca do certificado internacional de sustentabilidade.
Qual foco principal do Data Center?
Processar cargas intensivas em IA e serviços avançados de segurança para Nuvem. Essas estruturas tecnológicas são importantes para o crescimento econômico, já que também auxiliam no processamento de chamadas telefônicas de voz e operações bancárias.
Nos primeiros três anos de operação, serão disponibilizados mais de 2 mil empregos diretos e indiretos, e vagas temporárias na fase de construção. A escolha de Minas Gerais foi porque o destino tem ótima infraestrutura energética, startups locais, centros de pesquisas, universidades de tecnologia e localização estratégica, que facilita o acesso a cidades como São Paulo e Brasília.
Por: Pietra Gomes | Revisão: Thaisi Carvalho
LEIA TAMBÉM: Tecnologia é a chave para a gestão de pessoas