Richard Ríos agora vestirá vermelho e branco. O Benfica oficializou nesta terça-feira (22) a contratação do volante colombiano, ex-Palmeiras, por 30 milhões de euros (cerca de R$ 195 milhões). O jogador assinou contrato válido por cinco temporadas, até 2030.
Na chegada ao aeroporto de Lisboa, Ríos foi recebido com festa por torcedores e cercado por jornalistas, em sua primeira aparição como jogador do clube português.
“Um sonho realizado”, diz Ríos
Além do valor da transferência, o Benfica informou que arcará com 419 mil euros referentes ao mecanismo de solidariedade da Fifa, destinados aos clubes que participaram da formação do jogador. O contrato inclui cláusula de rescisão fixada em 100 milhões de euros (aproximadamente R$ 650 milhões). O volante receberá cerca de 3 milhões de euros, divididos entre luvas e salários ao longo do vínculo.
Na apresentação, Richard não escondeu a emoção pelo novo desafio: “É uma felicidade imensa para mim e para a minha família. Um passo gigante que eu dou na minha carreira. Era um sonho jogar na Europa, e agora estar num clube tão gigante como o Benfica é algo que é muito gratificante para mim e para a minha família.”
Trajetória até Lisboa
O jogador se tornou um dos nomes mais cobiçados após a disputa da Copa do Mundo de Clubes. Chegou a atrair o interesse de Zenit e Roma, mas foi o Benfica quem atendeu às exigências do Palmeiras. Do valor da negociação, 70% ficará com o clube brasileiro – aproximadamente 21 milhões de euros. Já Guarani e Flamengo receberão 13,4% e 6,6% do montante, respectivamente.
No Palmeiras, Ríos disputou 138 partidas e levantou dois títulos, como o Campeonato Paulista e Brasileiro de 2023. Antes disso, iniciou sua trajetória no futsal, na Colômbia, e chamou a atenção do Flamengo, onde integrou a equipe sub-20 em 2021.
O colombiano ainda teve passagem pelo Mazatlán, do México, e pelo Guarani antes de ser contratado pelo Alviverde, há dois anos.
Por Inês Becegato | Revisão: Daniela Gentil
VEJA TAMBÉM: Senado aprova projeto que proíbe atletas e influenciadores em propagandas de apostas esportivas