Angelo Bonelli, deputado italiano e co-porta-voz do partido Europa Verde, participou do Fórum Mundial de Alimentação, na sede da FAO, em Roma, onde se encontrou com o presidente Lula nesta segunda (13). Bonelli foi o parlamentar que entregou às autoridades o endereço de Carla Zambelli, quando ela ainda era procurada pela Interpol.
O deputado registrou o momento em suas redes sociais e destacou a importância da cooperação internacional em temas ambientais e democráticos. Bonelli tem sido uma das vozes mais firmes da esquerda italiana contra o bolsonarismo e o avanço da extrema direita na Europa.
Em julho, ele revelou ter informado à polícia italiana o paradeiro de Zambelli, o que resultou na prisão da ex-deputada em Roma. Condenada no Brasil por ataques ao sistema de Justiça, Zambelli foi detida em operação da Interpol e atualmente aguarda o resultado do processo de extradição.
A aproximação entre a esquerda italiana e a esquerda brasileira fortalece o diálogo entre os dois países, mas também acirra o embate político em torno da Justiça e da situação da deputada licenciada. Carla Zambelli perdeu, na última instância da Justiça italiana, o direito de responder em liberdade enquanto espera o resultado final de sua extradição para o Brasil.
Por David Gonçalves, correspondente MD News na Itália | Revisão: Pietra Gomes
LEIA TAMBÉM: Lula se emociona em encontro com o Papa Leão XIV no Vaticano