Nesta terça-feira (21), o Google recebeu um novo concorrente de peso! Durante uma transmissão online, a OpenAI lançou o seu próprio navegador com Inteligência Artificial, o ChatGPT Atlas. Ele tem integração direta com o ChatGPT, dando vantagem para o usuário conversar e realizar perguntas diretamente no bot.
Funções modernas
O browser possui funções que ajudam no dia a dia. Por exemplo, uma pessoa está em um site de viagens ou escrevendo um e-mail, ela pode clicar em “Ask ChatGPT” e perguntar se tem algum hotel legal onde ela quer ficar ou se a IA pode melhorar o texto do e-mail que está no rascunho. De certa forma, o usuário tem o controle total da ferramenta, podendo solicitar o que quiser para o Chat, como: “favorite essa página”, “exclua o histórico” ou “abra uma janela anônima”.
Conforme explicado por Sam Altman, CEO da empresa, o Modo Agente está disponível no Atlas para executar tarefas com mais rapidez. Porém, só pode ser usada pelos suários Plus, Pro e Business. Em relação às memórias, o Atlas lembra de todos os contextos do site que o usuário visita e, caso seja necessário recuperar alguma informação, é só solicitar por meio de prompt. Para desativar essa função, é preciso ajeitar nas configurações ou apagar o histórico de navegação.
“Durante as aulas, gosto de usar questões práticas e exemplos reais para realmente entender o material. Eu costumava alternar entre meus slides e o ChatGPT, tirando capturas de tela só para fazer uma pergunta. Agora, o ChatGPT entende instantaneamente o que estou vendo, me ajudando a aprimorar meus testes de conhecimento à medida que avanço”, afirma Yogya Kalra, estudante universitária e testadora inicial do navegador.
O ChatGPT Atlas está disponível para download em dispositivos macOS. Segundo a empresa, a ferramenta chega em breve para Windows, iOS e Android. A principal motivação dos colaboradores da OpenAI era reformular e melhorar a maneira como os navegadores tradicionais funcionam com IA.
Por Pietra Gomes | Revisão: Daniela Gentil
LEIA TAMBÉM: ChatGPT anuncia integração com Spotify, Canva e outros aplicativos