O Chile elegeu neste domingo (14) o ultradireitista José Antonio Kast como seu novo presidente. Ele venceu Jeannette Jara, do Partido Comunista. Ao todo, 15,6 milhões de eleitores estavam aptos a votar.
Com 83,45% das urnas apuradas, Kast aparece na liderança com 58,61% dos votos, de acordo com dados do Serviço Eleitoral (Servel).
A candidata de esquerda Jeannette Jara reconheceu a derrota.
“A democracia falou forte e claro. Acabo de falar com o presidente eleito José Antonio Kast para desejar-lhe êxito pelo bem do Chile”, escreveu ela no X (antigo Twitter).
História do novo presidente chileno
José Antonio Kast tem 59 anos, já concorreu três vezes à Presidência da República e é pai de nove filhos. Entre suas principais propostas durante a campanha estiveram a deportação de migrantes em situação irregular, o fechamento da fronteira norte do país e a decretação de estado de emergência.
O novo presidente do Chile é filho de um imigrante alemão, ex-integrante do partido nazista e tenente do Exército que fugiu para a América do Sul após a Segunda Guerra Mundial, onde fundou um negócio de salsichas em Paine, ao sul de Santiago. Católico, Kast é casado há mais de três décadas com Maria Pia Adriasola, advogada que frequentemente o acompanha e apoia em suas campanhas.
Kast disputou a Presidência pela primeira vez em 2016, quando obteve menos de 10% dos votos. Em 2021, voltou a concorrer ao cargo máximo do país pelo Partido Republicano, fundado por ele.
Retorno da direita ao poder
Com a vitória de Kast, a direita retorna ao poder no Chile. Desde 2010, o país tem alternado governos de direita e de esquerda a cada eleição presidencial.
O atual presidente, Gabriel Boric, apoiava a candidatura de Jeannette Jara, representante da centro-esquerda. Apesar de vencer o primeiro turno, Jara acabou derrotada no segundo, impulsionada pela soma dos votos dos demais candidatos de direita em favor de Kast.
José Antonio Kast deve receber a faixa presidencial de Gabriel Boric e assumir o Palácio de La Moneda em março do próximo ano.
Por Arthur Moreira | Revisão: Daniela Gentil
VEJA TAMBÉM: PL da Dosimetria: Manifestações contra o projeto marcam o domingo pelo Brasil




