Os adolescentes e jovens de São Paulo têm uma nova programação educativa para fazer na cidade de forma gratuita. A Secretaria de Cultura e Economia Criativa junto a Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas, realizam clubes de leitura em bibliotecas públicas de São Paulo.
Os espaços funcionam como local de encontro, escuta e troca de ideias, abertos ao público e gratuitos.
As atividades reúnem leitores com diferentes perfis e convidam a comunidade a compartilhar experiências literárias, estimular o hábito da leitura e promover o diálogo a partir dos livros, sem a exigência de leitura prévia ou conhecimento especializado.
As atividades começaram com um encontro na Biblioteca Pedro Nava, zona norte de São Paulo, no dia 24 deste mês, com o “Clube de Leitura Mensal”. A proposta é uma conversa leve e participativa sobre literatura em geral, incentivando os participantes a compartilhar leituras em andamento, curiosidades e experiências pessoais.
Confira as demais bibliotecas que fazem parte do projeto:
Clube na Zona Leste
Na região leste da cidade, a Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet promove seu “Clube de Leitura” todas as terças-feiras, às 10h. O encontro propõe a leitura de poesias, crônicas e contos, de forma acessível e acolhedora, voltado ao público a partir de 14 anos, o formato é ideal para quem deseja participar de um clube sem a necessidade de leitura prévia.
Clube na Zona Sul
Na zona sul, a Biblioteca Paulo Duarte recebe, no dia 31 de janeiro, às 14h, o encontro especial “Ressaca Literária”, mediado por Willian Cruz. Com classificação indicativa a partir de 12 anos, o clube de leitura é realizado em parceria com o Sítio da Ressaca e o Centro de Culturas Negras Mãe Sylvia de Oxalá.
Nesta edição, em homenagem ao aniversário da cidade de São Paulo, o debate gira em torno do livro “Crônicas de São Paulo: um olhar indígena”, de Daniel Munduruku.
Clube na Zona Oeste
A Biblioteca Alceu Amoroso Lima, na região oeste da cidade, recebe o “Rolê dos Livros”, no dia 31 de janeiro, das 11h às 13h, com mediação de Beth Leites, Débora Tavares e Mariana Popper.
A classificação do encontro é livre, e propõe uma leitura compartilhada e construída coletivamente, reforçando a ideia de que a literatura é um direito de todos.
Cada participante pode levar o livro que quiser e compartilhar o momento com amigos e familiares. As inscrições são gratuitas e realizadas antecipadamente pelo aplicativo Sympla.
Outras iniciativas gratuitas
O Sistema Municipal de Bibliotecas reúne 84 equipamentos culturais distribuídos pela cidade de São Paulo, entre bibliotecas de bairro, unidades localizadas em centros culturais e serviços de extensão instalados em praças e parques, como os Pontos e Bosques de Leitura.
Esses espaços oferecem acesso gratuito a livros, atividades culturais, cursos, oficinas e ações voltadas ao incentivo à leitura, além de uma plataforma digital de leitura que disponibiliza milhares de títulos para acesso online e download.
A programação completa das bibliotecas de bairro e dos bosques e pontos de leitura, além de outras novidades e avisos, você encontra no site da CSMB. Além disso, os interessados podem encontrar informações gerais disponíveis nas redes sociais e no site da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
Por: Yasmin Barreto | Revisão: Daniela Gentil
VEJA TAMBÉM:



