O Festival de Cinema de Gramado divulgou nesta terça-feira (8) os seis longas-metragens brasileiros de ficção que vão disputar o Kikito na 53ª edição do evento, que acontece de 13 a 23 de agosto na Serra Gaúcha. A seleção, feita pelos curadores Camila Morgado, Caio Blat e Marcos Santuário, apresenta um recorte plural e contemporâneo da produção nacional. Os filmes serão exibidos pela primeira vez no Palácio dos Festivais.
As obras escolhidas foram:
– “A Natureza das Coisas Invisíveis” (DF), de Rafaela Camelo
– “Cinco Tipos de Medo” (MT), de Bruno Bini
– “Nó” (PR), de Laís Melo
– “Papagaios” (RJ), de Douglas Soares
– “Querido Mundo” (RJ), de Miguel Falabella
– “Sonhar com Leões” (SP), de Paolo Marinou-Blanco
Para o curador Marcos Santuário, os filmes selecionados “compõem uma amostra vibrante e necessária de narrativas que dialogam com o presente, sem abrir mão da complexidade humana e estética”. A atriz Camila Morgado, que estreia na curadoria, destacou a força autoral e diversidade temática das obras. Já Caio Blat ressaltou o equilíbrio entre novos talentos e nomes consagrados.
Panorama dos longas
Rodado em Brasília, “A Natureza das Coisas Invisíveis” narra a amizade entre duas meninas que enfrentam os desafios de conviver em um hospital. O filme, de Rafaela Camelo, já passou por festivais internacionais e tem distribuição da Vitrine Filmes.
“Cinco Tipos de Medo”, de Bruno Bini, conecta cinco histórias dramáticas no Mato Grosso com um elenco que inclui Rui Ricardo Diaz, Xamã e Bárbara Colen.
No drama curitibano “Nó”, de Laís Melo, uma mulher em crise tenta recomeçar a vida com as filhas, enfrentando machismo e precariedade no trabalho.
“Papagaios”, de Douglas Soares, mergulha no universo da TV e da fama improvisada no Rio de Janeiro, através do personagem Tunico, interpretado por Gero Camilo.
Em “Querido Mundo”, Miguel Falabella mistura tragédia e encontros inusitados numa noite de Ano Novo carioca.
Já “Sonhar com Leões”, de Paolo Marinou-Blanco, aposta no surrealismo para tratar de temas como morte assistida e dignidade, com Denise Fraga no papel principal.
Mostra Gaúcha: 18 curtas concorrem ao Prêmio Assembleia
Também foi revelada a seleção da Mostra Gaúcha de Curtas-Metragens, que recebeu 222 inscrições. Foram escolhidos 18 títulos, oriundos de diversas regiões do estado. As produções concorrem ao Prêmio Assembleia Legislativa, que valoriza a produção local com troféus e prêmios em dinheiro.
A curadoria foi formada por Adry Silva, Frederico Ruas, Giuliano Lucas, Jaqueline Chala e Paola Mallmann. As exibições ocorrerão nos dias 16 e 17 de agosto, às 13h, com cerimônia de premiação no dia 17, às 20h, no Palácio dos Festivais.
Entre os selecionados estão:
“Bom Dia, Maika!” (Santa Cruz do Sul), “O Jogo” (Pelotas), “Nhemongarai” (Porto Alegre), “Trapo” (Uruguaiana), “Estudos Sobre a Vida em Rede” (Lajeado), entre outros.
A programação também contempla homenagens a expoentes do cinema gaúcho. Araci Esteves receberá o Prêmio Leonardo Machado, enquanto Gloria Andrades será agraciada com o Troféu Sirmar Antunes. Os Prêmios Iecine reconhecerão Victor Di Marco e Marcio Picoli (Inovação), o projeto Um é Pouco, Dois é Bom (Destaque) e Gustavo Spolidoro (Legado).
No campo do mercado audiovisual, o Conexões Gramado Film Market chega à sua 9ª edição com debates, rodadas de negócios e uma mostra especial de filmes gerados por inteligência artificial. Também haverá atividades voltadas à internacionalização da produção gaúcha e a Mostra de Realidade Virtual.
Cinema estudantil ganha espaço
Antecipando o início oficial do festival, o programa Educavídeo apresentará, nos dias 13 e 14 de agosto, a 1ª Mostra Nacional de Cinema Estudantil. A iniciativa reúne filmes produzidos por alunos do ensino médio e fundamental de diferentes estados, como RS, SP, MS e PE, consolidando Gramado como um polo também da formação audiovisual.
Abertura oficial e venda de ingressos
A abertura oficial do 53º Festival de Cinema de Gramado será no dia 15 de agosto com a exibição hors concours de “O Último Azul”, de Gabriel Mascaro, vencedor do Urso de Prata no Festival de Berlim deste ano. Os ingressos para o festival já estão à venda no site oficial, com preços a partir de R$ 65.
Realizado pela Gramadotur com apoio da Petrobras, Governo Federal, IECINE e outras instituições culturais, o Festival de Cinema de Gramado é o mais antigo evento do gênero em atividade no Brasil e parte do patrimônio cultural do Rio Grande do Sul.
Por João Vitor Mendes | Revisão: Daniela Gentil
VEJA TAMBÉM: Política Nacional Aldir Blanc: como o corte de 84% afeta a cultura brasileira?