Simone de Cássia Galdino, adolescente de 15 anos, morreu após sofrer uma descarga elétrica ao retirar o celular da tomada depois de sair do banho, na sexta-feira (11), no município de Riacho de Santo Antônio, no agreste da Paraíba.
Segundo a Polícia Civil, o celular de Simone estava carregando em uma tomada no banheiro enquanto ela tomava banho. Ao sair do banho e retirar o celular, sofreu um forte choque elétrico e ficou inconsciente.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas a adolescente não resistiu e morreu no local.
A principal hipótese é que o corpo molhado em contato com a rede elétrica possa ter provocado o choque. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil, que busca identificar a causa exata da ocorrência.
A Prefeitura de Riacho de Santo Antônio suspendeu as aulas da rede municipal na sexta-feira e um campeonato de futsal que seria realizado no mesmo dia. Em nota, a instituição lamentou a morte de Simone.
“A Prefeitura Municipal de Riacho de Santo Antônio expressa seu profundo pesar pelo falecimento da adolescente Simone de Cássia Galdino, ocorrido nesta sexta-feira, 11 de abril. Neste momento de tristeza e dor, a administração municipal manifesta suas sinceras condolências à família e aos amigos de Simone, desejando que Deus conforte o coração de todos”, comunicou.
Os perigos da rede elétrica em contato com a água
De acordo com a Defesa Civil, mexer no celular com o corpo molhado enquanto ele está na tomada é perigoso, pois a água é condutora de eletricidade, o que causa o choque elétrico.
Caso o carregador, ou a bateria do celular estejam danificados, a umidade pode aumentar o risco de incêndio.
Confira uma lista de recomendações do Corpo de Bombeiros Militar:
- Evitar carregar o celular em locais úmidos, como banheiros.
- Não usar o celular carregando com as mãos ou o corpo molhados.
- Em dias de chuva e tempestade, evitar usar o celular conectado à tomada.
- Utilizar carregadores originais e em bom estado, e evitar cabos danificados.
- Em caso de acidente, não tocar na vítima ou em qualquer objeto que esteja em contato com ela, e chamar os bombeiros.
Por Lorrayne Rosseti | Revisão: Redação