A Seleção Brasileira está mais uma vez na final da Copa América Feminina, mantendo a escrita de chegar a todas as decisões desde a criação do torneio. Nesta terça-feira (29), o Brasil venceu o Uruguai por 5 a 1 no Estádio Casa Blanca, em Quito, no Equador, e garantiu presença na final do próximo sábado (2), às 18h (horário de Brasília), contra a Colômbia. De quebra, a vitória assegurou à equipe comandada por Arthur Elias uma vaga nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028.
Os gols brasileiros foram marcados por Amanda Gutierrez, duas vezes, Marta (de pênalti), Gio Garbelini e Dudinha. O Uruguai descontou com um gol contra de Isa Haas.
Rivalidade crescente com a Colômbia
Brasil e Colômbia se enfrentam novamente em uma decisão de Copa América, repetindo a final de 2022, vencida pelas brasileiras por 1 a 0. Desde então, a seleção colombiana tem se consolidado como uma das principais forças do continente, com destaque na Copa do Mundo de 2023, quando chegou às quartas de final. Na atual edição, as seleções já se encontraram na fase de grupos e ficaram no empate sem gols.
A campanha brasileira até a final é invicta: quatro vitórias e um empate em cinco jogos. Agora, o Brasil busca seu nono título continental – até hoje, só perdeu uma final, em 2006, para a Argentina.
Como foi o jogo
A Seleção Brasileira resolveu a semifinal com autoridade logo nos primeiros 45 minutos. Pressionando desde o apito inicial, o time de Arthur Elias abriu o placar aos 10 minutos: Marta cruzou da esquerda e Amanda Gutierrez desviou de cabeça, tirando da goleira Agustina Sánchez. Na sequência, Gio Garbelini aproveitou uma sobra na área e fez o segundo. O terceiro veio aos 26 minutos, em cobrança de pênalti convertida por Marta – o primeiro gol da camisa 10 nesta edição da Copa América.
No início do segundo tempo, o Uruguai chegou a assustar. Aos 5 minutos, Isa Haas desviou contra o próprio gol após cobrança de escanteio de Lacoste. Pouco depois, a goleira Cláudia, substituindo Lorena (suspensa), fez ótima defesa em cobrança de falta de Fefe Lacoste e, mais tarde, salvou em uma arrancada de Belén Aquino.
Mas o Brasil soube reagir. Amanda Gutierrez, em cobrança de falta precisa, marcou o quarto aos 19 minutos e dissipou qualquer chance de reação uruguaia. A goleada foi selada aos 41, com Dudinha invadindo a área e chutando firme para fechar o placar.
Com a classificação à final, Brasil e Colômbia também garantiram presença nas Olimpíadas 2028. Já Uruguai e Argentina, eliminados na semifinais, asseguraram vagas para os Jogos Pan-Americanos de Lima em 2027, junto com o Paraguai, que terminou a Copa América na quinta colocação.
Por: Inês Becegato | Revisão: Daniela Gentil
VEJA TAMBÉM: Equador e Uruguai empatam na abertura da Copa América Feminina