Investigação revelou esquema de extorsão e tráfico de drogas no Pará
Cinco mulheres, conhecidas como as “Tesoureiras do Crime”, foram presas nesta terça-feira (1º) em Abaetetuba, no Pará. Elas são suspeitas de integrar o setor financeiro de uma organização criminosa que atua na região.
Segundo a Polícia Civil, as investigadas administravam o dinheiro da facção, organizando a distribuição de drogas e extorquindo comerciantes. Uma delas, apontada como a principal articuladora do esquema, era considerada peça-chave no braço financeiro do grupo.
A operação é resultado de uma investigação que já dura oito meses. De acordo com a polícia, a quadrilha impunha terror entre os comerciantes locais, exigindo pagamentos mensais sob ameaças de incendiar veículos e estabelecimentos.
Além das cinco mulheres, um homem também foi preso, suspeito de atuar na mesma facção criminosa. Durante a operação, foram cumpridos mandados de prisão e de busca e apreensão expedidos pela Vara Criminal de Abaetetuba. No total, os agentes apreenderam sete celulares, R$850 em dinheiro e mídias digitais, que serão analisadas para localizar outros três foragidos ligados ao esquema.
Fotos: Divulgação / Polícia Civil do Pará
A ação contou com o apoio da Superintendência Regional do Baixo Tocantins, Superintendência Regional do Capim, Delegacias de Abaetetuba e de Homicídios, Núcleos de Apoio à Investigação (NAI) de Abaetetuba e Paragominas, além da Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO).
Por Beatriz Silva | Revisão: Camilly Barros