A empresa Curio, fundada em 2023, lançou bichos de pelúcia com chatbots de Inteligência Artificial para crianças. Se engana quem acha que é só mais um brinquedo no mercado, ele vem como uma alternativa para os pequenos terem menos tempo de tela.
Os novos amigos possuem caixas de voz conectadas à internet via Wi-FI, captando a voz do tutor e conhecendo sua personalidade. Assim, conseguem conversar, responder perguntas e contar histórias para as crianças. A interação é instantânea e envolvente, já que seus sistemas são criativos e permitem a personalização pelos pais.
Foram lançados três modelos para compra: o Grem (coelho azul), Gabbo (robô) e Grok (foguete). A ideia foi dar opção para os pais comprarem aquele que mais combinam com a personalidade dos filhos.
Mesmo sendo uma inovação bem interessante, os responsáveis ainda tem medo da IA alucinar, gerando interações preocupantes ou ofensivas. E, até mesmo, surege a dúvida se essas famílias estão seguras, se não serão hackeadas porque as conversas são registradas. Em resposta, a empresa diz que adota filtros e medidas de proteção, e orienta que as crianças sempre tenham supervisão.
Por Pietra Gomes | Revisão: Laís Queiroz
LEIA TAMBÉM: Pesquisa revela como crianças e adolescentes usam a IA no Brasil