O Vaticano informou nesta terça-feira (22) que o funeral do papa Francisco terá início no próximo sábado (26). Hoje foram divulgadas as primeiras imagens do papa no caixão.
A celebração fúnebre acontecerá na Praça de São Pedro, em frente à Basílica de São Pedro, a partir das 10h, no horário local de Roma (5h no horário de Brasília). O funeral terá a duração de 9 dias.
De acordo com o Vaticano, a Missa das Exéquias – celebração litúrgica – será presidida pelo Cardeal Giovanni Battista, Decano do Colégio Cardinalício.
Depois, serão realizados os ritos da Despedida da Solenidade e o caixão de Francisco será levado para dentro da Basílica de São Pedro para a continuidade do funeral.
Em seguida, o corpo do papa será levado até a Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, para o sepultamento.
O corpo do papa está na capela da residência Santa Marta, com um rosário nas mãos e vestido com a casula vermelha, o pálio e a mitra branca na cabeça. Foi o próprio papa que pediu em vida que seu corpo fosse colocado na capela. Desde quando foi eleito, em 2013, Francisco preferiu residir no local, recusando-se a ocupar os apartamentos papais no Palácio Apostólico.
Morte do papa Francisco
O Papa Francisco (88) morreu nesta segunda-feira após a Páscoa, na Casa Santa Marta. O Pontífice teria sentido um mal estar de madrugada, por volta das 2h, e, em consequência disso, sofreu um AVC que culminou em sua morte, conforme relato de fontes ao site Corriere della Sera.
Ele “voltou para casa do Pai”, foi assim que o Vaticano anunciou a morte do papa através do portal Vatican News. “Queridos irmãos e irmãs, com profunda tristeza devo anunciar a morte de nosso Santo Padre Francisco. Às 7h35 desta manhã, o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja.”
Testamento sobre o funeral
Em 29 de junho de 2022, o Papa Francisco elaborou um testamento para informar o Vaticano sobre as suas vontades em relação ao funeral, expressando o seu último desejo. Naquela data, o Santo Padre já previa que a morte estava próxima.
Para falar sobre a partida, Francisco usou a frase “o ocaso da minha vida terrena”. O ocaso da vida é uma expressão que, em sentido figurado, se refere ao período final ou ao declínio de algo, especialmente na vida humana, como a velhice ou a aproximação da morte.
LEIA TAMBÉM: Sete cardeais brasileiros estão entre os eleitores do novo Papa após morte de Francisco
Por Lorrayne Rosseti | Revisão: Thaisi Carvalho