O Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, localizado no Norte de Minas Gerais, foi oficialmente reconhecido como Patrimônio Mundial Natural da Humanidade pela Unesco. O anúncio foi feito neste domingo (13), durante a 47ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, realizada em Paris.
Situado a cerca de 670 quilômetros de Belo Horizonte, o parque se estende pelos municípios de Itacarambi, Januária e São João das Missões. Com mais de 56 mil hectares, é considerado um dos mais importantes patrimônios naturais e arqueológicos do Brasil. A unidade abriga ecossistemas do Cerrado, da Caatinga e da Mata Atlântica, além de mais de 250 cavernas e cerca de 500 formações geológicas catalogadas. Entre os destaques, estão sítios arqueológicos com pinturas rupestres e vestígios de ocupações humanas que remontam a cerca de 12 mil anos. A região também é território tradicional do povo indígena Xakriabá.
A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, afirmou que o resultado reflete os esforços conjuntos do governo federal, de parlamentares, da academia, da sociedade civil e da comunidade local, sobretudo o povo indígena Xakriabá.
“A inclusão do Cânion do Peruaçu na lista do Patrimônio Mundial da Unesco representa uma conquista da conservação e da valorização do nosso patrimônio espeleológico. O sítio reúne ecossistemas de diferentes biomas, um conjunto de cavernas de enorme importância geológica, rica biodiversidade e arte rupestre pré-histórica. É um local que deve ser preservado para a presente e futuras gerações”, comentou.
Com o novo reconhecimento, Minas Gerais amplia sua presença no mapa mundial da preservação. O estado já possuía quatro títulos de Patrimônio Cultural da Humanidade concedidos pela Unesco: os centros históricos de Ouro Preto e Diamantina, o Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas, e o Conjunto Moderno da Pampulha, em Belo Horizonte. O título concedido ao Peruaçu é o primeiro do tipo natural para Minas.
O Brasil passa agora a contar com nove sítios naturais inscritos na lista da Unesco, que engloba dezenas de áreas protegidas de excepcional valor ecológico e paisagens únicas. Além do Peruaçu, integram essa lista
Parque Nacional do Iguaçu (PR)
Costa do Descobrimento: Reservas da Mata Atlântica (BA/ES)
Reservas da Mata Atlântica (PR/SP)
Complexo de Conservação da Amazônia Central (AM)
Complexo de Áreas Protegidas do Pantanal (MT/MS)
Ilhas Atlânticas – Fernando de Noronha e Atol das Rocas (PE/RN)
Reservas do Cerrado: Parques Nacionais da Chapada dos Veadeiros e das Emas (GO)
Por Arthur Moreira | Revisão: Daniela Gentil
VEJA TAMBÉM: Niterói cai em ranking de qualidade de vida