A crise climática está afetando fortemente vários moradores de periferias da Grande São Paulo. Para mudar esse cenário, a Agência Mural de Jornalismo das Periferias está desenvolvendo, para o Innovation Challenge de Journalism AI, um serviço que informa aos residentes de Guarulhos, Osasco, Mauá, Capão Redondo e Itaim Paulista, a qualidade do ar e mudanças climáticas.
Isso parte da combinação entre inteligência artificial e dados públicos para enviar informações personalizadas diretamente aos celulares das pessoas que se inscreverem para receber os alertas. Para aumentar o público dessas notas, elas também serão disponibilizadas no site oficial da Mural.
“Nossa empolgação vem do potencial de unir o jornalismo que já fazemos ao jornalismo de serviço e soluções, permitindo que as pessoas estejam muito mais bem informadas sobre seus territórios nas periferias da região metropolitana de São Paulo”, compartilhou o Diretor de Tecnologia e Negócios, Anderson Meneses.
Para ter maior controle sobre o conteúdo, estão usando a API da OpenAI e outros modelos de IA. Os dados usados nos textos serão validados por repórteres do próprio site, conforme a política de uso de inteligência artificial da organização. A ação tem apoio da Google News Initiative e da Agência Tatu, uma startup de jornalismo de dados.
Por que criar um Alerta Climático Global?
Ao criar esse alerta, a Mural tem quatro objetivos principais:
- Oferecer informações em tempo real;
- Criar um sistema automatizado acessível e confiável;
- Fortalecer a resiliência das comunidades diante dos riscos ambientais;
- Traduzir informações técnicas em serviços úteis.
A equipe reuniu jornalistas locais, especialistas e parceiros para definir cinco bairros como prioridade. A partir disso, uma pesquisa para compreender hábitos de consumo referentes a informações e preocupações ambientais foram disponibilizadas para 402 moradores.
Nas respostas, descobriu-se que 90% dos entrevistados já tiveram problemas como enchentes e má qualidade do ar nos seus bairros. Em relação à tecnologia, 77% querem usar o novo serviço e 90% enfrentam problemas ambientais onde moram. Por fim, 85% preferem receber os alertas em forma de textos simples.
Com os dados coletados, está sendo criado um Mínimo Produto Viável (MVP), uma versão mais simples e enxuta do produto para ser mais fácil de verificar o potencial dela. Agora, a equipe desenvolve uma campanha de divulgação e a criação de conteúdos visuais para o Alerta Climático Global.
A previsão é que a tecnologia seja lançada até o fim de julho, em um evento presencial em territórios selecionados. Depois disso, ainda será implementada uma ferramenta de feedback contínuo e entrega do relatório final sobre o impacto dela. Se o resultado for positivo, o projeto será expandido para outras regiões de São Paulo.
Por: Pietra Gomes | Revisão: Thaisi Carvalho
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