A campanha nacional de vacinação contra o vírus da influenza de 2025 começa nesta sexta-feira, na cidade de São Paulo, antecipando-se ao calendário nacional do Ministério da Saúde, que prevê o início da imunização em todo o país a partir de 7 de abril.
A primeira remessa do imunizante, com 265.700 doses, vai atender inicialmente os grupos prioritários, que incluem idosos 60+, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas e pessoas com doenças crônicas.
Na campanha de 2024, foram aplicadas quase 4 milhões de doses da vacina contra a influenza no município, atingindo uma cobertura de 61,07% entre o grupo prioritário. A meta neste ano é vacinar 90% do público-alvo.
Onde se imunizar
A novidade ano é que as doses da vacina contra o vírus da gripe estarão disponíveis o ano inteiro nas 474 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e nas AMAs)/UBSs Integradas (Assistências Médicas Ambulatoriais) de toda rede de saúde, tanto em São Paulo quanto no resto do país.
Os postos abrem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19, e aos sábados e feriados só AMAs
O secretário municipal da saúde, Luiz Carlos Zamarco, vai abrir a campanha, às 8h de amanhã, na Unidade Básica de Saúde Nossa Senhora do Brasil, na Bela Vista.
Por que vacinar todo ano¿
O pediatra e infectologista Renato Kfoury, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, explica que a vacina da gripe tem de ser feita anualmente para atualização, porque os vírus vão mudando e a duração da proteção é curta, em média seis meses.
“Apesar de o vírus circular mais no inverno, ele também está presente fora do maior período de concentração, principalmente em um país como o nosso, quando, dependendo do ano, chegam a 30% os casos de hospitalização por gripe fora do período sanzonal . Com isso, boa parte da população tinha dificuldade de obter proteção por ser um período muito estreito”, explica o médico.
Segundo Kfoury, à medida que se libera a vacinação ou inclui no calendário das crianças, por exemplo, maior o índice de aproveitamento.
Kfoury alerta, porém, que a melhor época de se vacinar é antes do período de circulação do vírus para obter melhor resultado
Outros grupos prioritários
Também estão incluídos nos grupos prioritários as seguintes categorias:
. povos indígenas e quilombolas;
. pessoas em situação de rua;
. trabalhadores de saúde e da educação;
. profissionais das forças de segurança e salvamento;
. profissionais das Forças Armadas;
. pessoas com deficiência permanente;
. caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo;
. trabalhadores portuários;
. trabalhadores dos correios;
, a população e os funcionários do sistema prisional.
A Secretaria da Saúde reforça que a vacina é segura e é a maneira mais eficaz de prevenir a influenza.

Cristina Christiano é jornalista com extensa carreira profissional, tendo atuado em diversos veículos impressos e audiovisuais nas áreas de polícia, justiça, saúde, educação, comportamento, urbanismo, direitos humanos, economia, entre outras. Fez diversas reportagens especiais, além de séries de repercussão e recebeu já vários prêmios por seu trabalho.