O Global Citizen Festival: Amazônia é uma combinação de música, ativismo e sustentabilidade, que reforça os compromissos da COP30 e dá voz às comunidades amazônicas em defesa do meio ambiente e da justiça climática.
Neste sábado (1), o Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão, recebe o festival que promove a preservação ambiental e a justiça climática através de falas de convidados e shows de Anitta, Seu Jorge, Gaby Amarantos, Gilberto Gil, Chris Martin e outros artistas, além de ações de ativismo e sustentabilidade.
Chegada e horários
O festival começa às 15h com atrações e ativações ao vivo promovidas pelo Banco do Brasil fora do estádio. Os portões do Mangueirão abrem às 16h, o show principal inicia às 17h30 e o encerramento está previsto para a meia-noite. Os portões começam a ser fechados às 21h30, portanto o público é orientado a chegar cedo para aproveitar o evento.
Atrações e propósito
O line-up musical do Global Citizen Festival: Amazônia conta com nomes nacionais e internacionais, incluindo:
- Charlie Puth
- Anitta
- Seu Jorge
- Gilberto Gil
- Gaby Amarantos
- Chris Martin (Coldplay)
- Arraial do Pavulagem
- DJ Eric Terena
- Kaê Guajajara
- Djuena Tikuna
Além da cantora Viviane Batidão no pré-show, a apresentação oficial do Global Citizen Festival: Amazônia ficará a cargo de um time diversificado e representativo composto por Alane Dias, Ricardinho, Luiza Zveiter, Regina Casé, Mel Fronckowiak, Hugo Gloss e Isabelle Nogueira. Esta seleção de apresentadores inclui atores, criadores de conteúdo digital, jornalistas e personalidades conhecidas do público, que conduzirão as diversas fases do evento com carisma e engajamento.
Além desses apresentadores, foram confirmadas as participações especiais de Rodrigo Santoro, renomado ator brasileiro, e Estêvão Ciavatta, contribuindo para ampliar ainda mais o impacto cultural e social do festival em Belém.
Sustentabilidade e acesso
O palco principal funciona com energia solar, e o festival priorizou fornecedores locais para reduzir a pegada de carbono. O estádio fica localizado na Rodovia Augusto Montenegro, km 3, em Belém, conta com linhas de ônibus próximas e estacionamento antecipado disponível para motos e carros. O uso de transporte coletivo é incentivado para minimizar o impacto ambiental.
Ingressos e comunidade
Os ingressos foram destinados prioritariamente a moradores do Pará, que os conseguiram por meio de ações pró-clima do site e aplicativo do Global Citizen. Também houve distribuição direta para comunidades Indígenas e locais da Amazônia, valorizando a participação das populações impactadas.
Transmissão ao vivo
Quem não estiver em Belém ou não conseguiu ingressos poderá acompanhar o Global Citizen Festival: Amazônia de casa. A transmissão ao vivo começa às 19h (horário de Brasília), com ampla cobertura nacional e internacional.
No Brasil, o evento será exibido pelo canal Multishow e pela plataforma de streaming Globoplay, que estará liberada para não assinantes durante o festival. Além disso, a TV Globo irá transmitir os melhores momentos na sua programação. Para o público internacional, a transmissão será realizada pelo YouTube do Global Citizen e pela plataforma ViX, atendendo países das Américas (exceto Brasil).
Essa iniciativa garante que o festival, que abre a COP30, atinja um público global, permitindo que todos possam participar do compromisso com a preservação da Amazônia, ativismo e música de forma acessível e inclusiva.
Por Joshua Perdigão | Revisão: Pietra Gomes
LEIA TAMBÉM: Crise nas companhias aéreas brasileiras provoca atrasos e desafia logística da COP30




