A cantora e compositora Liniker é o grande destaque brasileiro na 26ª edição do Grammy Latino, marcada para 13 de novembro de 2025, em Las Vegas. Com sete indicações, incluindo as três principais categorias; Álbum do Ano, Canção do Ano e Gravação do Ano, Liniker se consagra como a artista brasileira mais indicada desta edição.
Álbum Caju: um marco na carreira
Lançado em agosto de 2024, Caju é o segundo álbum de estúdio de Liniker. O disco mistura blues e pop brasileiro, com participações de artistas como Ana Vitória, Baiana System, Melly, Priscila Senna, Lulu Santos etc. A produção ficou a cargo de Liniker, Fejuca e Gustavo Ruiz, e o álbum recebeu aclamação crítica e comercial, com destaque para as faixas “Tudo”, “Veludo Marrom” e “Ao Teu Lado”.
O álbum concorre a Álbum do Ano e Melhor Álbum Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa, enquanto as músicas “Ao Teu Lado” e “Veludo Marrom” disputam Gravação do Ano, Canção do Ano, Melhor Produção Musical e Melhor Arranjo.
Considerado o trabalho mais pessoal da cantora, Caju aborda temas como amor, afeto e resistência, conquistando rapidamente repercussão nas redes sociais pela intensidade emocional e pelo ritmo envolvente das canções.
Ao receber a notícia de suas sete indicações, Liniker não conteve a emoção. Em um vídeo publicado nas redes sociais, ela aparece chorando ao telefone com sua mãe, Ângela Barros, compartilhando a alegria da conquista. “Sou feliz e grata”, disse Liniker, visivelmente emocionada. Sua mãe, também emocionada, parabenizou a filha e expressou orgulho pelo reconhecimento recebido.
Novos talentos
A cena musical brasileira também é representada por jovens artistas. Juliane Gamboa e Sued Nunes são as únicas brasileiras indicadas à categoria de Artista Revelação. Marina Sena, com seu álbum Coisas Naturais, concorre a Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa.
Diversidade de estilos
A pluralidade da música brasileira é evidenciada em outras categorias. Djonga, indicado em Melhor Álbum de Rock ou Música Alternativa em Língua Portuguesa com Quanto Mais Eu Como, Mais Fome Eu Sinto, também concorre a Melhor Interpretação Urbana em Língua Portuguesa pela colaboração com Milton Nascimento em “Demoro a Dormir”.
Yamandu Costa disputa Melhor Álbum Instrumental com Ida e Volta, enquanto Papatinho é indicado a Melhor Álbum de Música Urbana com MPC (Música Popular Carioca).
No sertanejo, Ana Castela e a dupla Chitãozinho & Xororó também figuram entre os indicados, reforçando a força do gênero na América Latina. Chitãozinho & Xororó, com o álbum José & Durval, concorrem a Melhor Álbum de Música Sertaneja .
Cerimônia em novembro
Com representantes de diferentes gerações e estilos, o Brasil chega ao Grammy Latino 2025 com força e diversidade. A cerimônia, marcada para 13 de novembro de 2025, no MGM Grand Garden Arena, em Las Vegas, promete ser uma vitrine da cultura brasileira diante da indústria musical latino-americana e mundial.
Por: Lais Pereira da Silva | Revisão: Daniela Gentil
VEJA TAMBÉM: Shows de Dua Lipa e Rauw Alejandro tem descontos de até 60% na Semana do Cliente