O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2025 terá aplicação em calendário diferenciado nas três cidades paraenses diretamente impactadas pela COP30: Belém, Ananindeua e Marituba. As provas estão marcadas para 30 de novembro (1º dia) e 7 de dezembro (2º dia), enquanto o cronograma nacional segue entre 9 e 16 de novembro.
Motivo do calendário especial
A medida foi alinhada pelo Ministério da Educação e Inep, para reduzir o risco de interferências na mobilidade urbana, na segurança e na rede de hospedagem durante a conferência, que deve atrair elevado fluxo de autoridades, delegações e visitantes à capital paraense e entorno.
Nos municípios da COP30, o primeiro dia segue com Linguagens, Ciências Humanas e Redação, com os portões abrindo ao meio-dia e fechando às 13h, e aplicação da prova no período da tarde. O segundo dia reúne Matemática e Ciências da Natureza, mantendo o mesmo regime dos horários anteriores.
Orientação aos participantes
A orientação aos participantes é acompanhar a divulgação do cartão de confirmação na Página do Participante, onde constam local de prova e demais instruções oficiais. Além de planejar rotas com antecedência, considerando eventuais mudanças de trânsito nos dias de aplicação.
Para as demais cidades do Pará e do país, nada muda: as provas ocorrerão nos dois domingos tradicionais de novembro, com os mesmos conteúdos, estruturas e regras, e com posterior divulgação de gabaritos conforme calendário do Inep.
Por Joshua | Revisão: Pietra Gomes
LEIA TAMBÉM: Descubra os assuntos mais cobrados na prova de linguagens do Enem