A ação é uma medida em combate à violência nas escolas de todo o país.
O início de abril foi escolhido pelo Ministério da Educação (MEC) para a realização da Semana da Convivência Escolar com o tema “Eu respeito, você respeita, nós construímos”.
A intenção é promover políticas públicas para o enfrentamento ao combate da violência no ambiente escolar, apoiar espaços de convivência democrática, construir estratégias de monitoramento e melhorias na comunicação como um todo. A campanha conta com a participação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da União Federal de Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
Além disso, é esperado a participação ativa dos alunos e capacitar os professores e integrantes das unidades escolares através da webinar de lançamento que ocorreu no último dia ( 3 ) que ficará disponível no canal do YouTube do Ministério da Educação; e materiais de apoio e orientação, a fim de manter a ação durante todo o período escolar, não só em abril. Afinal de contas, melhor do que enfrentar um problema é conseguir efetivamente inibi-lo.
De acordo com o Gov.br houve um aumento de 50% em chamadas ao Disque 100 para ocorrências de violência em ambiente escolar no ano de 2023 em comparação a 2022. Um caso recente de violência em escola que chocou a todos é o da professora em Caxias do Sul que foi esfaqueada por um aluno do 7º ano. Isso só nos mostra a urgência em combater o índice crescente de violência em ambiente escolar, pois, cada vida importa e a situação deve ser combatida em caráter de urgência.
Por Daniela Gentil | Revisão de André Silveira Guéli