Na Casa Santa Marta, após retornar de uma internação, sob cuidado constante e farto de dias, assim o Papa Francisco (88) morreu nesta segunda-feira pós páscoa.O Pontífice teria sentido um mal estar de madrugada, por volta das 2h e em consequência um AVC que culminou em sua morte, isso de acordo com fontes conforme relata o site Corrige Della Sera.
Ele “voltou para casa do Pai”, foi assim que o Vaticano anunciou sua morte através do portal Vatican News. “Queridos irmãos e irmãs, com profunda tristeza devo anunciar a morte de nosso Santo Padre Francisco. Às 7h35 desta manhã, o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja.”
Qual o próximo passo?
A previsão é que na manhã desta quarta-feira, 23 de abril, o corpo do cardeal deve seguir em translado para a Basílica Vaticana. Ali os fiéis poderão fazer suas homenagens antes de outras cerimônias serem definidas, após a Primeira Congregação dos Cardeais, que é a reunião inicial onde é definido detalhes do processo de eleição do novo Papa.
Segundo o Vaticano, esses detalhes serão definidos e compartilhados amanhã, terça-feira (22) através do Vatican News, que é o portal oficial do Vaticano.
De acordo com o site Corriere Della Sera, de Roma, o Francisco não será sepultado no Vaticano, mas sim na Igreja Santa Maria Maggiori pela devoção que tinha em Nossa Senhora, como era sua vontade. Lá estão enterrados alguns antecessores. Veja alguns:
Papa Sérgio IV (r. 1009–1012) – Ele foi um papa italiano que foi sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore.
Papa Paulo V (r. 1605–1621) – Este papa, famoso por expandir o poder do papado, também está sepultado na igreja.
Papa Pio V (r. 1566–1572) – Outro papa enterrado em Santa Maria Maggiore. Ele é conhecido pela sua reforma litúrgica, especialmente pela implementação do Missal Romano.
Por Daniela Gentil | Revisão: Redação
Veja também: Vaticano em luto: saiba quem comanda a Igreja até o novo Papa ser eleito