Duelo de gigantes à vista. Paris Saint-Germain e Bayern de Munique se enfrentam neste sábado (5), às 13h (horário de Brasília), na Mercedes-Benz Arena, em Atlanta, na Geórgia, Estados Unidos, pelas quartas de final da Copa do Mundo de Clubes da FIFA. O confronto marca o reencontro entre duas potências europeias em solo norte-americano, com vaga na semifinal em jogo.
O embate europeu terá transmissão ao vivo na Globo, Sportv, Cazé TV (Youtube) e DAZN. Caso a partida termine empatada no tempo regulamentar, haverá prorrogação e, se necessário, disputa por pênaltis. O vencedor enfrenta Borussia Dortmund ou Real Madrid na próxima fase.

As duas equipes chegaram até aqui respaldadas por temporadas expressivas no futebol europeu. O Bayern de Munique reconquistou o título do Campeonato Alemão e alcançou as semifinais da Liga dos Campeões. Já o Paris Saint-Germain, após anos de busca, finalmente levantou o troféu da principal competição do continente pela primeira vez. Mesmo com um projeto ambicioso, sustentado por grandes investimentos, o clube francês adota uma nova roupagem: menos estrelado, mas ainda competitivo.
Na temporada, o PSG apresenta um dos principais ataques do futebol europeu, com 162 gols. Foi o melhor setor ofensivo do Campeonato Francês e o segundo na Liga dos Campeões, que terminou com uma goleada por 5 a 0 sobre a Inter de Milão. O Bayern de Munique, por sua vez, ostenta o melhor ataque da Copa do Mundo de Clubes, com 16 gols marcados – 10 deles contra o Auckland City. No total da temporada, são 154 gols em 55 jogos, com média próxima a três gols por partida.
O caminho até as quartas foi marcado por atuações convincentes. O PSG não tomou conhecimento do Inter Miami e aplicou um 4 a 0 sem dificuldades. Já o Bayern também mostrou autoridade ao vencer o Flamengo por 4 a 2. Na primeira fase, os parisienses fecharam o Grupo B na liderança, superando Botafogo, Atlético de Madrid e Seattle Sounders. Os bávaros, por sua vez, ficaram na vice-liderança do Grupo A, atrás do Benfica, e à frente de Boca Juniors e Auckland City.

Escalações e retrospecto
O técnico Luis Enrique pode ter um desfalque de última hora no PSG. O meio-campista Fabián Ruiz não participou do treino desta quinta-feira (3), devido a um vírus. Caso seja vetado, Zaïre-Emery deve assumir a vaga no setor. Ousmane Dembélé, recuperado, voltou a campo na goleada sobre o Inter Miami e pode pintar entre os titulares após atuar por 30 minutos naquela ocasião. Vale destacar que o PSG tem a melhor defesa da Copa do Mundo de Clubes até aqui, com apenas um gol sofrido.
Do lado bávaro, o técnico Vincent Kompany deve repetir a escalação que venceu o Flamengo. Leroy Sané está oficialmente fora: o atacante não renovou contrato e já se despediu do elenco. O Bayern aposta no trio ofensivo formado por Kane, Olise e Musiala – todos vice-artilheiros do Mundial até aqui.
No retrospecto geral, vantagem para os alemães. PSG e Bayern se enfrentaram 14 vezes na história, com 8 vitórias do Bayern contra 6 do time francês. Os bávaros venceram os últimos quatro confrontos, incluindo o mais recente: um 1 a 0 em novembro do ano passado, pela fase de grupos da Champions League 2024/25, com gol de Min-jae Kim. Na ocasião, Dembélé foi expulso.
Desde 2021, o PSG não balança as redes contra o rival alemão – são quatro jogos consecutivos em branco. Ambos os clubes, inclusive, já tropeçaram nesta edição do Mundial: os franceses perderam para o Botafogo e o Bayern foi superado pelo Benfica, ainda na fase de grupos.
Com estilos distintos e elencos recheados de talento, PSG e Bayern de Munique protagonizam um dos confrontos mais aguardados da Copa do Mundo de Clubes. Além da vaga na semifinal, o jogo também vale prestígio e afirmação em uma temporada marcada por reconstruções e ambições renovadas. Em Atlanta, só um seguirá vivo na luta pelo título mundial.
Por: Inês Becegato | Revisão: Lais Queiroz
Leia também: Fluminense bate Al-Hilal e avança à semifinal da Copa do Mundo de Clubes