Benefícios cognitivos e neurológicos
Os benefícios da leitura vão além do momento presente. Estudos apontam que ler pode ser uma forma de proteger a mente contra o surgimento de doenças neurodegenerativas. Além disso, segundo o texto publicado pela PUCRS, quando lemos melhoramos o funcionamento cerebral, o que ajuda a “atrasar” sintomas de doenças como demência e Alzheimer.
Estimula a criatividade
A leitura expande os horizontes. Viajar pelos universos ficcionais, quer seja de aventura, fantasia ou suspense, levam o nosso cérebro a visualizar cenários, personagens e eventos além da realidade. Assim, ao criar imagens mentais, mergulhamos em um oceano de criatividade.
Redução do estresse
Que a rotina de trabalho do dia a dia causa estresse, isso você já sabe. Mas você sabia que desenvolver o hábito da leitura pode ser uma ótima válvula de escape das preocupações do cotidiano? Uma pesquisa realizada pela Universidade de Sussex, do Reino Unido, aponta que o hábito da leitura pode reduzir em 68% o estresse, além de ampliar a expectativa de vida do leitor. A prática de seis minutos por dia já pode trazer benefícios.
Por Yasmin Barreto | Revisão: Daniela Gentil
Leia mais: Leitura em perigo: o desafio das bibliotecas públicas no Brasil