Quem já abriu um pacote de arroz, macarrão ou barrinha de cereal e se deparou com pequenos insetos pode ter enfrentado uma infestação de carunchos. Esses pequenos besouros, também conhecidos como “gorgulhos”, colocam seus ovos diretamente nos alimentos, principalmente em grãos armazenados e nos produtos industrializados.
As espécies mais comuns são o Caruncho do Arroz (Sitophilus oryzae), o Caruncho do Milho (Sitophilus zeamais) e o Caruncho do Feijão (Acanthoscelides obtectus). Eles perfuram as embalagens armazenadas em armários para colocar seus ovos, gerando larvas que, muitas vezes, são difíceis de enxergar.
Recentemente, a influenciadora Raquel Brito (irmã do ex-BBB Davi Brito), levantou dúvidas após compartilhar em suas redes sociais um vídeo da sua panela no fogo com vários insetos boiando, enquanto preparava uma sopa, e disse que nunca deu importância, alegando que “sai tudo quando escorre”.
Riscos à saúde
Apesar da presença dos insetos ser desagradável, eles não são considerados transmissores de doenças. No entanto, a infestação compromete a qualidade dos alimentos, reduz as propriedades nutricionais e modifica a cor, o odor, a textura e o sabor do produto. Tornando-os impróprios para o consumo, como, por exemplo, em alimentos em estágio avançado de deterioração, com o aumento de umidade, presença de ácaros e elevada carga fúngica.
Como descartar alimentos contaminados?
A orientação para o descarte depende do estado do produto. Caso não esteja mofado, pode-se colocar em uma sacola plástica resistente e manter no freezer por 24 a 72 horas. Assim, devem ser eliminados os ovos, larvas e adultos, com posterior descarte no lixo doméstico.
Como evitar?
1 – Faça uma “vistoria” nos locais de armazenamento dos alimentos, a fim de identificar produtos infestados antes de comprar novos.
2 – No caso de produtos a granel, faça uma lista do que pretende consumir no período de 30 ou 60 dias, evitando comprar em excesso.
3 – Atente-se também ao local onde costuma adquirir seus produtos, verificando as condições de limpeza e higiene do local.
4 – Inspecione seu armário ou despensa semanalmente, para evitar que um pacote de alimento infestado seja a causa da contaminação de outros produtos.
5 – Em casos de pequenas infestações, outra recomendação é o uso de recipientes herméticos e o congelamento dos produtos por 24 horas para eliminar ovos e larvas. A limpeza regular dos armários também é crucial.
Por: Eduardo Carvalho | Revisão: Pietra Gomes
LEIA TAMBÉM: Estudo que associava vinagre de maçã a emagrecimento é retirado do ar por falhas graves