A deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP) se emocionou ao ouvir a mensagem de apoio da deputada Bia Kicis (PL-DF). Presa na Itália, Zambelli foi autorizada nesta quarta-feira (10) pela Justiça italiana a acompanhar a reunião da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara. A deputada está presa desde 29 de julho em Roma, após quase dois meses foragida.
“Nós estamos sofrendo com o que você está passando. É muito duro saber que você é uma perseguida política, que você está aí e que pode ser deportada. A gente espera que o governo italiano não faça essa injustiça”, disse Bia Kicis. “Você é uma guerreira, Carla Zambelli. E nós estamos com você”, completou.
A parlamentar do PL também afirmou que uma comitiva seguirá para a Itália na próxima semana para tratar do caso. Ao ouvir a mensagem da colega, Zambelli chorou e agradeceu. Na terça-feira (9), a CCJ ouviu testemunhas apresentadas pela defesa da deputada licenciada no processo de cassação.
Pela manhã, falou Walter Delgatti Netto, hacker condenado ao lado de Zambelli, e, no período da tarde, foi a vez do assistente técnico da defesa, Michel Spiero. Zambelli enfrenta processo de cassação após ter sido condenada pela Primeira Turma do STF a dez anos de prisão por participação na invasão do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A decisão incluiu ainda a perda do mandato e já transitou em julgado, sem possibilidade de recurso. No dia 12 de junho, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), encaminhou a determinação do Supremo à CCJ. O julgamento na comissão marca mais um capítulo da crise política envolvendo a parlamentar.
Por Kátia Gomes | Revisão: Daniela Gentil