A rodada final da Série B do Campeonato Brasileiro, disputada na noite deste domingo (23), encerrou a disputa por acesso e confirmou os últimos classificados à elite em 2026. O Coritiba, que já havia garantido matematicamente sua vaga, confirmou também o título da competição. A equipe paranaense liderou a campanha e retorna à Série A apenas dois anos após o rebaixamento. Athletico, Chapecoense e Remo completam o grupo dos promovidos.
O Coxa fechou a Série B com 68 pontos e conquistou o torneio pela terceira vez, isolando-se como o maior vencedor da história da divisão. O Athletico, por sua vez, assegurou o retorno à primeira divisão logo na sequência da queda do ano passado, embalado por cinco vitórias consecutivas. A Chapecoense volta ao convívio dos principais clubes do país após três temporadas fora, visto que a última vez em que disputou à Série A foi em 2022, enquanto o Remo celebra um feito histórico após mais de três décadas longe da elite – seu último ano havia sido em 1994.
Quem sobe para Série A em 2026
- Coritiba – 68 pontos (campeão)
- Athletico – 65 pontos (vice-campeão)
- Chapecoense – 62 pontos (3º lugar)
- Remo – 62 pontos (4º lugar)
O título do Coritiba foi confirmado com vitória por 2 a 1 sobre o já rebaixado Amazonas, em Manaus, com gols de Sebastián Gómez e Iury Castilho. O Athletico também fez sua parte ao superar o América-MG por 1 a 0 na Arena da Baixada, com o jovem João Cruz marcando o gol decisivo. Na Arena Condá, a Chapecoense garantiu o retorno com triunfo por 1 a 0 diante do Atlético-GO, em pênalti convertido por Walter Clar. Já o Remo venceu de virada o Goiás por 3 a 1, no Mangueirão, com Pedro Rocha e João Pedro (duas vezes) definindo a festa azulina.
Apesar de ter liderado boa parte da competição, o Goiás terminou com 61 pontos e ficou fora do G4. O Criciúma, outro candidato ao acesso, também ficou pelo caminho ao perder para o Cuiabá na Arena Pantanal.
Rebaixados para Série C
A definição da zona de rebaixamento também chegou ao fim. Três equipes já estavam matematicamente condenadas antes da rodada derradeira: Paysandu, Amazonas e Volta Redonda. A última vaga ficou com a Ferroviária, derrotada por 2 a 1 pelo Operário-PR, em Ponta Grossa.
O Paysandu encerrou sua participação com derrota por 2 a 1 para o Athletic, que garantiu sua permanência. O Amazonas foi superado pelo campeão Coritiba, enquanto o Volta Redonda empatou com o Vila Nova fora de casa. Já o Botafogo-SP, que também corria risco, segurou um 0 a 0 com o Avaí e evitou a queda.
- Paysandu – 29 pontos (20º lugar)
- Amazonas – 36 pontos (19º lugar)
- Volta Redonda – 36 pontos (18º lugar)
- Ferroviária – 40 pontos (17º lugar)
Para 2026, esses quatro clubes darão lugar aos promovidos da Série C: Ponte Preta, campeã da competição, além de Náutico, Londrina e São Bernardo.
Por: Inês Becegato | Revisão: Daniela Gentil
VEJA TAMBÉM: Olympikus lança o “Corre da Consciência” em homenagem ao Mês da Consciência Negra




