O técnico Arthur Elias convocou, nesta segunda-feira (9), as 23 atletas que disputarão a Copa América 2025 pela Seleção Brasileira Feminina, durante os meses de julho e agosto. A lista conta com jovens promessas do futebol nacional, além de nomes de jogadoras experientes.
Assim como nos últimos jogos da Data Fifa, o técnico não surpreendeu na convocação, mas a grande aposta está nas jovens atletas que atuam no Brasil, como as atacantes Jhonson, do Corinthians, Dudinha, do São Paulo, além da zagueira Isa Haas e a goleira Camila, ambas do Cruzeiro. As quatro jogadoras foram destaques nas partidas contra o Japão e, agora, ganham a chance de disputar pela primeira vez o torneio continental com a Amarelinha.
Além disso, outra jogadora que aparece na lista e é uma das peças importantes da nova geração na seleção é a Gabi Portilho. A atacante do Gotham City, dos Estados Unidos, ficou fora dos últimos confrontos e retorna após se recuperar de uma lesão.
Sobre o retorno de Portilho, Arthur enalteceu a importância da atleta dentro de campo:
“Desde que assumi a seleção, a Portilho tem sido uma jogadora muito importante. Mostrou isso nas Olimpíadas e no pós-olimpíadas também. Ela vinha atuando muito bem no seu clube, o time sem ela até caiu de desempenho. É uma atleta que está retomando de lesão, na fase de transição ainda, mas ainda temos um mês para a estreia e vejo com otimismo conseguirmos ter ela muito bem para a estreia da Copa América”, ressaltou o treinador.
Confira a lista das convocadas:
Goleiras:
- Lorena (KC Current – EUA), Cláudia (Fluminense) e Camila (Cruzeiro);
Zagueiras:
- Tarciane (Lyon-FRA), Antônia (Real Madrid-ESP), Isa Haas (Cruzeiro), Kaka (São Paulo) e Mariza (Corinthians);
Laterais:
- Fê Palermo (Palmeiras), Yasmin (Real Madrid-ESP) e Fátima Dutra (Ferroviária);
Meio-Campistas:
- Duda Sampaio (Corinthians), Angelina (Orlando Pride-EUA), Ana Vitória (Atlético de Madrid-ESP) e Ary Borges (Racing Louisville FC -FRA);
Atacantes:
- Gio (Atlético de Madrid-ESP), Dudinha (São Paulo), Karolin (Mamchester City-ING), Luany (Atlético de Madrid-ESP), Marta (Orlando Pride-EUA), Amanda Gutierrez (Palmeiras), Gabi Portilho (Gotham-EUA) e Jhonson (Corinthians).
Expectativas para a Copa América
Atual campeã da América, a Seleção Brasileira buscará o nono título continental nesta edição. Vale destacar que a Copa América será disputada entre os dias 12 de julho e 2 de agosto, e terá como país-sede o Equador.
As expectativas para levantar mais uma taça são as melhores. Isto porque o Brasil vem de bons resultados no período Data Fifa. Desde a conquista da medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, a equipe Canarinho disputou oito jogos e venceu seis. Completam a soma um empate e uma derrota.
Durante coletiva, Arthur fez questão de ressaltar o compromisso em fazer a Seleção Brasileira atingir o mais alto patamar no torneio:
“Essa foi a lista mais difícil que eu fiz desde que cheguei aqui, por tantas atletas que têm vindo. Mas é uma dor de cabeça boa. A convocação visa o resultado a curto prazo. Nossa meta é vencer a Copa América. Vejo um grupo extremamente preparado para a nossa missão e, também, uma boa perspectiva de futuro para a Copa do Mundo, em 2027”, destacou Elias.
Com oito títulos continentais (1991, 1995, 1998, 2003, 2010, 2014, 2018 e 2022), o Brasil estreia na Copa América no dia 13 de julho, contra a Venezuela. As equipes integram o Grupo B, ao lado de Bolívia, Colômbia e Paraguai.
Veja os jogos do Brasil na primeira fase da competição:
- 13/07 – Brasil x Venezuela, às 21h (horário de Brasília) 1ª rodada;
- 16/07 – Bolívia x Brasil, às 18h (horário de Brasília) 2ª rodada;
- 22/07 – Paraguai x Brasil, às 21h (horário de Brasília) 3ª rodada;
- 25/07 – Brasil x Colômbia, às 21h (horário de Brasília) 4ª rodada.
Tudo sobre a trajetória da Seleção Brasileira na Copa América 2025 você confere aqui, no MDNews.
Leia também: Portugal vence Espanha nos pênaltis e conquista a Liga das Nações 2025
Por: Aliny Bueno | Revisão: Thaisi Carvalho