Inaugurado em 1991, o Jardim Botânico de Curitiba foi planejado, de acordo com a Prefeitura Municipal, para ser um espaço urbano de referência no quesito contemplação, conservação ambiental e lazer. Seus jardins geométricos e sua estufa de vidro tornaram o lugar destino obrigatório para turistas que visitam a cidade.
O “Descubra Curitiba” é um conteúdo original do MD News que tem como objetivo apresentar de forma dinâmica os destinos turísticos da capital paranaense em nosso portal e redes sociais, apresentado por Guilherme Lira.
História e significado
Tendo como nome oficial Jardim Botânico Francisca Maria Garfunkel Rischbieter, em homenagem à engenheira que fez parte da equipe de reurbanização de Curitiba na década de 60. Sua estufa de 458 mª abriga espécies nativas da Mata Atlântica.
Em 2025 foi reconhecido pela Rede Brasileira de Jardins Botânicos por boas práticas de conservação ambiental, atrelado ao seu caráter educativo.
Arquitetura e paisagismo
Os jardins em frente à estufa principal inspirada na arquitetura art-nouveau tem estilo francês e geométrico.
O parque tem pista de skate, trilhas de caminhada, áreas de preservação e lagos que integram um espaço de lazer com 278.000 mª.
Guia de informações
Endereço: Rua Engenheiro Ostoja Roguski, 350.
Funcionamento: Todos os dias, das 06h às 19h30.
Entrada: Gratuita para o parque principal.
Próximos episódios
Não deixe de curtir, comentar e compartilhar o primeiro episódio sobre o Jardim Botânico no “Descubra Curitiba” nas redes sociais do portal; @portalmdnews.
E fique ligado para descobrir qual será o próximo destino explorado na capital paranaense, até a próxima!
Por Guilherme Lira | Revisão: Daniela Gentil
VEJA TAMBÉM: Nova diretriz reforça diagnóstico com base científica do autismo no Brasil




