Neste domingo, 27 de abril de 2025, a Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, abriu suas portas às 7h da manhã (horário local) para permitir que fiéis de todo o mundo prestassem suas homenagens ao Papa Francisco. Desde a abertura, mais de 30 mil pessoas já passaram pelo local para visitar o túmulo do pontífice, que pediu para ser sepultado em um sepulcro simples de mármore branco da Ligúria. A lápide, com a palavra “FRANCISCUS” gravada em latim, está localizada junto à capela ‘Salus Populi Romani’, um ícone mariano de grande devoção para o Papa.
O sepulcro, financiado por um benfeitor anônimo, reflete a simplicidade e humildade que marcaram o pontificado de Francisco.
Na parte da manhã, o número de fiéis superou as previsões, o que levou as autoridades a realizar uma pausa às 10h30 para reorganizar as filas. Esse ajuste foi necessário para acomodar o grande fluxo de visitantes e garantir a segurança e conforto de todos. Após essa pausa, a visitação continuou com grande procura e segue em andamento, com o fluxo de pessoas ainda intenso.
Simultaneamente, mais de 200 mil fiéis se reuniram na Praça de São Pedro e na Via da Conciliação para participar da missa de luto pelos “novendiales”, celebrada pelo cardeal Pietro Parolin. A missa também coincidiu com o Jubileu dos Adolescentes, evento que atraiu uma grande quantidade de jovens a Roma, inicialmente para a canonização de Carlo Acutis, que foi adiada devido ao falecimento do Papa Francisco.
A jornada de homenagens reflete a profunda devoção e o imenso respeito que fiéis de todo o mundo nutrem pelo Papa Francisco, cuja liderança e legado espiritual continuam a tocar vidas ao redor do globo.
Por David Gonçalves – correspondente na Itália

Márcia Dantas é jornalista, paraense, mãe do Gabriel, esposa do Rafael, e apaixonada pelo movimento e tudo que pulsa forte, pelo colorido. Gosta de abrir espaços para sempre caber mais um. Idealizadora do MDnews, com a missão de informar para transformar.