Parceiria
Edit Template

51% dos brasileiros acreditam que IA toma melhores decisões do que os humanos, revela pesquisa da Nexus

O levantamento contou com a participação de 2.012 pessoas com mais de 18 anos e revelou insights importantes do uso da IA entre a população brasileira

Você conhece alguém que tomou uma decisão importante após pedir ajuda da IA? Um relatório da Nexus, plataforma especializada em pesquisa e inteligência de dados, revelou que 51% dos brasileiros acreditam que, dependendo da situação, a Inteligência Artificial (IA) tem potencial de tomar melhores decisões do que os humanos.

Quem acredita nisso?

Cerca de 64% da geração Z – jovens de 18 a 30 anos – acreditam que tomam melhores decisões de vida usando a IA. A partir disso, a opinião varia entre 56% dos brasileiros com ensino médio, 55% com salários mínimos e 53% dos moradores do Norte e Centro-Oeste.

Em geral, a maioria do público acredita no potencial das ferramentas de IA generativa, porém, 45% dos entrevistados acham que ela não supera a decisão humana e outros 4% não souberam ou não responderam ao questionamento “Você acredita que a IA pode tomar decisões melhores que um ser humano em certas situações?“.

Aliás, 37% dos brasileiros tiveram decisões de compras influenciadas pela IA. O hábito é maior entre 18 a 30 anos (46%), os que ganham acima de cinco salários mínimos (45%), possuem ensino superior (44%), homens (40%) e moradores da região sudeste (42%).

Para Marcelo Tokarski, CEO da Nexus, “Não há como negar o impacto dessa geração de conteúdo, o que sugere a necessidade, por parte das empresas, de preparação, estratégia e adaptação a uma realidade que está aí”.

Informações gerais

De fato, as ferramentas de IA são plurais e atingiram em pouco tempo a vida da população. A pesquisa também revelou que 48% das pessoas não usam IA só para comprar, mas para buscar informações sobre diferentes assuntos.

Confira outros dados interessantes:

  • 45% estudam ou aprendem algo novo;
  • 41% criam conteúdos;
  • 39% utilizam para seu próprio lazer e entretenimento;
  • 38% usam em questões de saúde e bem-estar;
  • 38% automatizam tarefas de trabalho ou estudos;
  • 37% melhoram a produtividade;
  • 28% solicitam auxílio em decisões financeiras;
  • 28% planejam viagens e passeios.

Temas complexos

E aquelas temas mais difíceis de entender, como política, economia e ciências, será que as pessoas recorrem aos chatbots para tirar dúvidas? Sim, cerca de 30% tentam entender um assunto complexo pela IA.

“As tecnologias já estão presentes no cotidiano de uma a cada duas pessoas, tendência que só faz aumentar, sobretudo quando analisamos a rotina das novas gerações, a evolução baseada em escolaridade e renda. Estamos, portanto, falando de um público consumidor representativo e ávido por novas tecnologias, cujos hábitos são cada vez mais direcionados à IA”, reforça Marcelo Tokarski.

IA no dia a dia

Em geral, seis em cada dez brasileiros percebem a presença da IA no dia a dia como positiva, mas 25% veem como negativa. Os homens (67%) são os que mais tem esse olhar de positividade, atrás deles se encontram quem ganha cinco salários mínimos (65%), jovens de 18 a 30 anos (63%) e com diploma de curso superior (63%).

Os que não a enxergam com bons olhos são os idosos +60 (33%), as mulheres (31%), pessoas com ensino fundamental (28%) e pessoas que recebem menos de um salário mínimo (28%).

Frequência de uso

63% dos brasileiros utilizam ferramentas de IA no cotidiano, desse total, 16% usam essas tecnologias diariamente. A partir daí, a porcentagem diminui, 20% usam algumas vezes por semana, 9% em alguns períodos do mês e 18% raramente se envolvem com a IA. Em número gerais, 45% dos brasileiros lidam com IA em alguns momentos do mês e 36% nunca recorreram a chatbots.

Para chegar a esse resultado, a Nexus entrevistou exatamente 2.012 pessoas com mais de 18 anos, em 27 Unidades da Federação, entre os dias 26 de agosto a 1 de setembro. A Margem de erro é de dois pontos percentuais e o nível de confiança de 95%.

Por Pietra Gomes | Revisão: Daniela Gentil

LEIA TAMBÉM: Pesquisa revela como crianças e adolescentes usam a IA no Brasil

Compartilhe o Artigo:

Últimas notícias

Marcia Dantas

O MD News é um portal de notícias que capacita jovens profissionais com formação alinhada ao mercado.
Comprometido no combate às fake news, oferece treinamentos em IA, sustentabilidade e jornalismo.
Abrange áreas como arte, tecnologia, esporte, saúde e política. Proporciona espaço para profissionais atuarem como colunistas e comunicadores. Também promove oportunidades em reportagens e na gestão de redes sociais.

Siga o nosso instragram

Post Recentes

  • All Post
  • Cinema, arte e cultura
  • Clima
  • Economia
  • Esporte
  • Famosos
  • Internacional
  • Itapevi
  • Justiça
  • Marketing
  • Meio ambiente e sustentabilidade
  • Moda
  • Música
  • Noticias
  • Polícia
  • Política
  • Reality Shows
  • Redes sociais
  • Relacionamentos
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Tv
  • Vida e Estilo

Tags

Edit Template

Podcast

Notícias

Sobre

Nossa equipe de jornalistas dedicados trabalha incansavelmente para trazer a você as últimas novidades, entrevistas exclusivas e reportagens investigativas, garantindo que você esteja sempre bem informado sobre o que acontece no mundo. 

Tags

Ultimos post

  • All Post
  • Cinema, arte e cultura
  • Clima
  • Economia
  • Esporte
  • Famosos
  • Internacional
  • Itapevi
  • Justiça
  • Marketing
  • Meio ambiente e sustentabilidade
  • Moda
  • Música
  • Noticias
  • Polícia
  • Política
  • Reality Shows
  • Redes sociais
  • Relacionamentos
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Tv
  • Vida e Estilo