A Justiça italiana agendou para o dia 13 de agosto, às 11h, na IV Seção do Tribunal de Apelação de Roma, a audiência que marcará o início formal da análise do pedido de extradição da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP).
Na primeira audiência, realizada em 1º de agosto, o Tribunal de Roma decidiu manter Zambelli presa na penitenciária de Rebibbia, rejeitando o pedido da defesa para que ela respondesse ao processo em liberdade. Agora, com essa segunda audiência, o Judiciário italiano dará início à etapa em que os juristas começarão a avaliar as questões legais relacionadas ao pedido de extradição apresentado pelo Brasil.
Zambelli foi presa no dia 29 de julho, após quase dois meses foragida. A deputada deixou o Brasil em junho, após ser condenada pelo Supremo Tribunal Federal a dez anos de prisão pelos crimes de invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça, falsidade ideológica e inserção de dados falsos.
A expectativa é que a audiência do dia 13 de agosto seja decisiva para definir os próximos passos do processo, que pode resultar no retorno compulsório da parlamentar ao Brasil.
O MD News segue acompanhando o caso e trará atualizações em tempo real direto de Roma.
Por David Gonçalves, correspondente MD na Itália | Revisão: Redação
VEJA TAMBÉM: Exclusivo: Fontes do MD News na Itália afirmam: Zambelli não se entregou, foi capturada pela polícia