A GloboNews pode estar prestes a passar por uma significativa guinada em sua linha editorial. Segundo informações reveladas pelo colunista Gabriel de Oliveira, do Canal D, uma pesquisa encomendada pelos próprios acionistas da Globo apontou que o canal estaria sendo percebido como “muito esquerdista” por parte do público, o que teria motivado uma decisão de reformulação interna, com mudanças no time de âncoras e analistas.
Um dos principais efeitos dessa movimentação teria sido a demissão da jornalista Daniela Lima, anunciada recentemente. Internamente, comenta-se que a medida seria parte de uma estratégia para tentar reposicionar a emissora como um veículo de notícias mais aceito por ambos os espectros políticos, uma missão considerada desafiadora, dada a polarização do cenário atual.
Aposta arriscada
Nos bastidores, porém, a mudança é vista como um “tiro no escuro”. Isso porque o público mais alinhado à direita já se consolidou em plataformas como Revista Oeste e Canal Auriverde, enquanto os espectadores progressistas, que compõem uma parte significativa da base da GloboNews, podem se sentir abandonados e migrar para canais como o ICL Notícias, fundado por ex-integrantes da própria Globo.
A dúvida que paira é: atrair o público conservador compensará a perda da audiência tradicional?
Rafael Colombo pode assumir novo posto
Dentro desse processo de reestruturação, um nome que ganha força é o do jornalista Rafael Colombo, atualmente na casa, que estaria cotado para assumir o comando do programa Conexão GloboNews, anteriormente ancorado por Daniela Lima.
A Globo ainda não confirmou oficialmente as mudanças.
Por João Vitor Mendes | Revisão: Daniela Gentil
VEJA TAMBÉM: Daniela Lima entra na mira do SBT para reforçar novo canal jornalístico da emissora