O influenciador Hytalo Santos de 28 anos e o marido, Israel Nata Vicente de 33, deixaram a cadeia pública de Carapicuíba chorando na tarde desta segunda-feira (18) e foram transferidos para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pinheiros, na capital paulista. Presos pela equipe do Deic na sexta-feira (15), após operação conjunta do Ministério Público da Paraíba, Ministério Público do Trabalho e polícias Civil e Rodoviária Federal.
A defesa de Hytalo e Israel entrou com pedido de liberdade que foi negado pela justiça. Dessa forma, a prisão preventiva deles foi mantida durante audiência de custódia realizada no sábado (16).
Acusações enfrentadas e diligências da polícia
As denúncias sobre Hytalo e Israel apontam para:
- Exploração sexual infantil; “Adultização” de menores
- Tráfico humano;
- Trabalho infantil;
- Obstrução da Justiça;
Durante as investigações, a Polícia Civil cumpriu mandado de busca e apreensão na residência do casal, em Parnaíba (PI). No entanto, eles já haviam realizado uma viagem repentina para São Paulo, o que levou a Justiça a interpretar a ação como tentativa de fuga. Vídeos que circulam na internet mostram o momento em que os agentes chegam ao local e encontram a casa vazia, mas com indícios de saída às pressas — a máquina de lavar ainda estava em funcionamento. No imóvel, também foram identificadas roupas infantis e brinquedos, o que chamou a atenção dos investigadores.
Relembre o caso cronologicamente
6 de agosto de 2025 – Vídeo-denúncia de Felca
- O youtuber Felipe Bressanim Pereira (Felca) publica vídeo que denuncia a “adultização” de menores em conteúdos digitais, citando o influenciador Hytalo Santos.
- A repercussão gera pressão pública e política, com aumento da visibilidade do tema e movimentação no Congresso.
13 de agosto de 2025 – Medidas judiciais contra Hytalo
- A Justiça determina:
- suspensão das redes sociais de Hytalo;
- desmonetização dos vídeos; (A desmonetização de vídeos acontece quando uma plataforma como Youtube, Instagram, TikTok, por exemplo faz o bloqueio ou retira a possibilidade de o criador ganhar dinheiro com publicidades ou recursos de monetização em um vídeo específico ou em todo o perfil. Isso significa que, mesmo com visualizações ou engajamento, o criador não recebe receita pelo conteúdo publicado.)
- proibição de contato com adolescentes mencionados nas investigações.
- suspensão das redes sociais de Hytalo;
- O caso já era apurado pelo Ministério Público da Paraíba (MP-PB) e pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) desde 2024.
15 de agosto de 2025 – Prisão em Carapicuíba (SP)
- Hytalo Santos e o marido, Israel Nata Vicente, são presos em operação conjunta das polícias de SP e PB, MP-PB, MPT e PRF.
- Foram apreendidos oito celulares e um veículo de luxo modelo Land Rover.
- Oito pessoas incluindo familiares que estavam presentes no momento da prisão foram liberadas por não estarem envolvidas.
- Ainda na noite de sexta-feira (16) a defesa de Hytalo e Israel entrou com um pedido de habeas corpus.
16 de agosto de 2025 – Audiência de custódia em Osasco
- A audiência de custódia é realizada no Fórum de Osasco para verificar a legalidade da prisão.
- A Justiça mantém a prisão preventiva, considerando indícios de:
- tráfico de pessoas,
- exploração sexual infantil,
- trabalho infantil artístico,
- produção de conteúdo com menores,
- além de risco de destruição de provas e fuga.
- tráfico de pessoas,
17 de agosto de 2025 – Habeas corpus negado
- A liminar solicitada pela defesa foi indeferida pela desembargadora plantonista Lilian Correia Cananéa do Tribunal de Justiça da Paraíba.
18 de agosto de 2025 – Transferência para o CDP de Pinheiros
- O casal deixa a cadeia pública de Carapicuíba chorando e é transferido para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pinheiros, em São Paulo, onde permanece à disposição da Justiça.
Por Daniela Gentil | Revisão: Laís Queiroz
VEJA TAMBÉM: