A reunião realizada no Salão Oval da Casa Branca entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e líderes europeus para tratar de um possível acordo de paz na Guerra da Ucrânia acabou chamando atenção por um detalhe curioso. Ao fundo, atrás de Trump, estava exposta a taça da Copa do Mundo de Clubes de 2025.
Três versões oficiais do troféu
De acordo com a Fifa, existem três versões da taça: a original, que permanece na sede da entidade em Zurique, na Suíça, e duas réplicas. Uma delas ficou com o Chelsea, campeão do torneio, que chegou a exibir o troféu no estádio Stamford Bridge no mês passado. A outra é a que aparece na Casa Branca, entregue ao país-sede da competição.
Em entrevista à DAZN, em julho, Trump contou que a Fifa autorizou que ele mantivesse o troféu permanentemente no Salão Oval. “Eu perguntei: ‘Quando vocês vão buscar a taça?’, e eles responderam: ‘A gente nunca vai vir recolher. Você pode ter sempre no Salão Oval. Vamos fabricar outra’”, disse o presidente.
A relação de Trump com o Mundial de Clubes já havia rendido polêmica anteriormente. Na final, o presidente participou da cerimônia de entrega do troféu ao lado do presidente da Fifa, Gianni Infantino, mas acabou ultrapassando o protocolo. Depois de entregar a taça ao Chelsea, permaneceu no pódio junto com os jogadores, gerando desconforto. O capitão da equipe, Reece James, chegou a questionar se ele ficaria para a celebração, enquanto Infantino tentou retirá-lo da cena, sem sucesso.

Por: Inês Becegato | Revisão: Daniela Gentil
VEJA TAMBÉM: CBF confirma uso do impedimento semiautomático no Brasil em 2026