A embaixada dos Estados Unidos no Brasil anunciou, neste domingo (24), uma mudança para a obtenção de vistos para o país. A partir de 2 de setembro de 2025, todos os requerentes — independentemente da idade — terão que passar por entrevista presencial em um consulado ou na embaixada. Até então, menores de 14 anos e maiores de 79 estavam isentos dessa etapa.
As novas diretrizes foram divulgadas em um comunicado do Serviço Consular do Departamento de Estado norte-americano. Os vistos de não imigrante são necessários para viagens temporárias para os EUA, como turismo, trabalhos temporários, estudo e até intercâmbio.
Quem for renovar visto de turismo ou visto B-1, B-2 ou B1/B2 que expirou há no máximo 12 meses e tinha 18 anos ou mais quando o visto anterior foi emitido é elegível para isenção de entrevista.
Outra mudança na concessão dos vistos americanos diz respeito à taxa extra de US$ 250, que será cobrada a partir de 1 de outubro.
Mudança também nas redes sociais
Por meio de uma publicação na rede social X, a embaixada dos Estados Unidos especificou que os solicitantes dos vistos F, M e J deverão deixar as redes sociais abertas. A publicação diz:
“Agora é obrigatório deixar suas redes sociais em modo ‘público’ ao solicitar esses vistos. Agendamentos já foram retomados”.
A postagem complementa ainda que a medida é para “permitir que sejam feitas as verificações necessárias” para avaliar se o solicitante atende aos requisitos para entrada nos Estados Unidos.
Por Arthur Moreira | Revisão: Daniela Gentil
VEJA TAMBÉM: Estudantes terão que abrir redes sociais para conseguir visto dos EUA; entenda