A partir de 1º de setembro, a cota de retirada de água do Sistema Cantareira será reduzida para 27 metros cúbicos por segundo, contra os 31 metros cúbicos anteriores. A medida foi tomada após o nível do reservatório cair para pouco mais de 35% de sua capacidade, classificando o sistema na categoria de “restrição”.
A resolução da ANA e da SP Águas definiu quatro faixas para o Cantareira:
Normal: acima de 60%
Atenção: entre 40% e 60%
Restrição: entre 20% e 40%
Restrição Especial: abaixo de 20%
Além da redução na retirada, a Sabesp vai diminuir a pressão da água na rede de distribuição durante a noite, das 21h às 5h, na Grande São Paulo, com o objetivo de economizar 4 mil litros de água por segundo. Meuninho Oliveira, diretor de relações contratuais e institucionais da Sabesp, explicou que a ação é preventiva e que moradores com caixas d’água de tamanho adequado podem não perceber a alteração.
O governo de São Paulo também anunciou um plano de contingência e o lançamento de campanhas de conscientização para estimular a redução do consumo de água. A Sabesp informou ainda que pretende investir R$ 1,2 bilhão até 2027 em novos projetos para reforçar a segurança hídrica do estado.
A população é chamada a colaborar, economizando água e ajudando a garantir o abastecimento para todos.
Por Kátia Gomes | Revisão: Redação
VEJA TAMBÉM: Tarcísio anuncia tarifa social da Sabesp e desafia presidente da companhia a nadar no Tietê e Pinheiros