O presidente Lula (PT) afirmou hoje que há um extenso conjunto de provas de que o ex-presidente Jair Bolsonaro tentou dar um golpe de Estado no país. Lula também afirmou que “é um problema” do ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), a opção por considerar as provas contra Jair Bolsonaro. As declarações foram feitas em entrevista à Band.
“Primeiro, o Bolsonaro tentou dar um golpe neste país. Ele tentou dar um golpe. Tem dezenas e centenas de provas, de atos, de falas, de discursos, de material por escrito”, disse.
Em sua manifestação, que durou mais de 13 horas, Fux defendeu absolver o ex-presidente e outros cinco réus dos crimes imputados pela Procuradoria-Geral da República: tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito, dano qualificado e organização criminosa armada,entre outros.
Para a Procuradoria-Geral da República, assim como para os ministros do STF Alexandre de Moraes e Flávio Dino, há provas suficientes para a condenação do ex-presidente.
O presidente Lula disse que não assistiria ao julgamento, “não tem tratado do caso nesta semana”, além de estar evitando grandes eventos públicos. A íntegra da entrevista será exibida nesta noite.
Por Arthur Moreira | Revisão: Daniela Gentil
VEJA TAMBÉM: Fux descarta crimes graves contra Bolsonaro em julgamento no STF