24 anos atrás, em 11 de setembro de 2001, quatro aviões comerciais dos Estados Unidos, carregados de combustível, foram sequestrados por 19 homens. Em Nova York, Washington e arredores de Shanksville, 2.977 pessoas foram mortas por causa dos ataques terroristas orquestrados por Osama bin Laden, líder da Al Qaeda na época.
As Vítimas do 11/09

No ataque ao Word Trade Center (WTC) , no bairro Manhattan de Nova York, 2.753 pessoas morreram por causa da colisão intencional dos aviões sequestrados com as Torres Gêmeas e pelos resultados dos bombardeios.
As vítimas tinham entre dois e 85 anos. Cerca de 80% eram homens.
Em Washington, no ataque a sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, o Pentágono, 184 pessoas morreram quando o voo 77 da American Airlines colidiu com o prédio público.
Próximo a Shanksville, na Pensilvânia, o voo 93 da United Airlines vitimou os 40 passageiros e tripulantes da aeronave.
Especula-se, de acordo com apuração da CNN Brasil, que os sequestradores derrubaram o avião naquele campo e não em seu alvo desconhecido após os passageiros e tripulantes tentarem retomar o controle da cabine de comando dos pilotos.
Líder terrorista

No dia 13 de dezembro de 2001, o governo dos Estados Unidos divulgou um vídeo em que Osama bin Laden se responsabiliza pelos ataques.
Em 2011, o líder da Al Qaeda é executado em operação sigilosa realizada por tropa especializada da Marinha dos Estados Unidos em Abbottabad, no Paquistão.
Memorial

No dia 11 de Setembro de 2011, é inaugurado no lugar exato onde ficavam as Torres Gêmeas, o Memorial do Word Trade Center. Seu objetivo é preservar a memória das pessoas que perderam a vida no atentado.
Por Guilherme Lira | Revisão: Daniela Gentil
VEJA TAMBÉM: BRICS discute fortalecimento do multilateralismo e ampliação do comércio no bloco