A passagem do tufão Bualoi pelo sudeste asiático deixou um rastro de destruição, com pelo menos 35 mortos e 20 desaparecidos confirmados nesta segunda-feira (29) no Vietnã e nas Filipinas. O fenômeno, que atingiu o Vietnã no domingo com ventos de 130 km/h, forçou a evacuação de 400 mil pessoas em áreas de risco antes de sua chegada.
Filipinas
O país foi o primeiro a ser atingido pelo tufão na semana passada. As autoridades locais atualizaram nesta segunda-feira (29) o número de mortos de 11 para 24. Cerca de 400.000 pessoas precisaram abandonar suas casas preventivamente em áreas de risco.
Vietnã
No domingo (28), a tempestade chegou ao Vietnã com ventos de 130 km/h. O tufão, o décimo a atingir o país este ano, causou a morte de pelo menos 11 pessoas e deixou 20 desaparecidos. A força dos ventos arrancou telhados, derrubou postes da rede elétrica e provocou ondas de até oito metros.
Danos e Previsão
No total, os dois países registraram cerca de 245 casas danificadas e 1,4 mil hectares de plantações inundados, além de queda de energia e bloqueio de estradas. Segundo a agência meteorológica, a previsão é que a precipitação acumulada chegue a 500 milímetros até terça-feira (30).
Por: Arthur Moreira | Revisão: Laís Queiroz
LEIA TAMBÉM:
Furacão Humberto atinge Atlântico na categoria 5