A Rádio Transamérica mudou. A partir da manhã desta segunda (13), a rede de rádio deixou de exibir músicas e entretenimento para apostar no jornalismo, opinião e esportes. Isso acontece após o empresário João Camargo assumir o comando da emissora.
Ele explicou o motivo da sua saída da CNN: “Eu saí porque tinha um projeto meu. Tinha comprado a Transamérica. Tentei fazer um acordo com o Menin para ir de sócio comigo. Ele não quis. Não deu para a gente escrever as partes relacionadas [que seria o modelo de distribuição da receita de propaganda entre rádio e TV]. Como a gente não conseguiu, eu falei, Menin, a TV está brilhante. Entreguei e saí para tocar o meu projeto novo”, disse o empresário em entrevista para Folha.
Nomes de peso foram contratados para esse novo projeto. Daniela Lima, ex-Globo News, é uma das jornalistas de destaque que integram a TMC. Junto com ela também chegam Jamil Chade, Joana Treptow, Rodrigo Alvarez e o filosofo Luís Pondé.
Transamérica Media Company
O dial continua o mesmo: em São Paulo, a emissora permanece nos 100,1 do FM. Agora, ela mudou o nome para TMC, sigla de Transamérica Media Company, e adotou um novo conceito visual, adotando o logo verde. Segundo o Portal Terra, a rádio deve se tornar em breve mais um canal de notícias na TV.
As equipes de esportes de cada praça foram mantidas. Até o começo da tarde de segunda, o canal Transamérica Esportes no Youtube tirou do ar transmissões antigas e deixou apenas edições do Papo de Craque de São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba. Não se sabe se todas as narrações de jogos das três capitais ficarão unidas no mesmo canal, nem como ficará a grade da emissora no dial em dia de partidas. Além de ainda não estar claro qual será a programação da madrugada.
Dia de despedidas
O domingo (12) foi marcado por despedidas e, na madrugada, o nome Transamérica ficou entre os termos mais comentados do X. Com o fim da programação musical, saíram do ar o Clube da Insônia e Hora de rock. Os locutores se despediram ao vivo, e Dani Mel foi a mais emocionada: “Eu tenho muita certeza que o rock está em boas mãos, cuidem, continuem ouvindo. Rock é isso, ter coragem pra ser quem você é e lutar pelo que você acredita”, afirmou com a voz embargada.
Já Anderson Soncini, que fez o último horário, agradeceu aos colegas e aos ouvintes. Confira abaixo o último locutor se despedindo da rádio:
Por Paulo Octavio | Revisão: Pietra Gomes
LEIA TAMBÉM: Grupo Silvio Santos anuncia SBT News, canal de jornalismo 24h